segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Médicos fazem cirurgia em cérebro de paciente acordado no RN



A equipe de neurocirurgia do Hospital Antônio Prudente realizou o procedimento conhecido como awake craniotomy (craniotomia com paciente acordado, em inglês). A cirurgia é uma técnica neurocirúrgica que permite ao cirurgião remover um tumor cerebral enquanto o paciente está acordado para evitar danos cerebrais.

O médico neurocirurgião Diogo Menezes, que esteve à frente da equipe realizando o processo diferente do método tradicional, conta a importância do acompanhamento prévio com o paciente. Segundo ele, “no consultório identifica-se previamente um tumor cerebral profundo que acomete áreas responsáveis pelo movimento do lado esquerdo do corpo, tendo o paciente consulta prévia com anestesista para ser orientado sobre a condução da cirurgia”, explica.

Para o sucesso da cirurgia, o conhecimento neurocirúrgico dos médicos e profissionais envolvidos, é essencial. Por esse motivo, o médico responsável complementa sobre a celeridade da assistência, afirmando que “no momento da cirurgia em que o cérebro é exposto, o paciente foi acordado e ficou realizando testes de movimento em braço e perna esquerdos no decorrer da remoção do tumor, a fim de reduzir o risco de sequelas definitivas’’, esclarece.

O paciente de 68 anos chegou à UTI consciente e recebeu alta do setor após 12 horas da cirurgia. A alta do hospital foi concedida 24 horas depois. ‘‘O procedimento cirúrgico foi realizado em aproximadamente 5h e obtivemos um resultado satisfatório, a importância de se realizar desta forma é reduzir a chance de uma sequela definitiva’’, celebra o médico responsável Dr. Diogo Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário