terça-feira, 27 de agosto de 2019

Palestra de abertura do Setembro Cidadão será sobre educação e cidadania


Presente no calendário oficial do RN, setembro é o mês da cidadania. Atenta a data, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer organizou uma programação para celebrar o Setembro Cidadão. O evento de abertura da jornada de atividades acontece amanhã (28), no auditório Angélica Moura, no órgão central da SEEC. 
Iniciativa criada por meio da Complementar Nº 494/2013, o Setembro Cidadão é um programa cujo principal intuito é promover ações de cidadania na região metropolitana de Natal e nos municípios que integram as 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs), unidades gestoras da SEEC.
A abertura das festividades acontecerá durante o módulo do Curso de Formação Continuada do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Na oportunidade, o tema discutido será “Biblioteca: formação de leitores para construção da cidadania”. O evento inicia-se com uma apresentação musical da Banda Filarmônica de Mãe Luiza, seguida de um momento cultural realizado pelos estudantes da Escola Estadual Antônio Pinto de Medeiros. Em continuidade, o tema geral do evento será debatido pelos docentes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Castilhos Marques e Maria da Penha Casado Alves, respectivamente. Durante a abertura será divulgada a programação oficial do Setembro Cidadão.
Distribuídas durante todo o mês, ações com foco no esporte, educação e cidadania serão realizadas em diferentes locais. “O Setembro Cidadão é um momento onde todos nós podemos parar e pensar que práticas podemos realizar para melhorar nossa conduta, enquanto cidadãos, e lembrar de valores e princípios que, as vezes, deixamos de praticar, como reflexões sobre a importância de uma sociedade mais cidadã”, frisou João Maria Mendonça, coordenador 
Para tornar o Setembro Cidadão presente nas atividades da SEEC, uma comissão intersetorial foi criada para coordenar as diferentes frentes de trabalho. Servidores de diversos setores da secretaria se debruçaram sobre a temática cidadã e construíram diferentes ações para públicos que iam desde alunos da escola pública aos servidores lotados no órgão central da Educação do RN. “Um trabalho feito com muito empenho, de uma equipe que entende e abraça a causa com muita dedicação”, destaca João Maria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário