Um homem em Natal - que não teve o nome revelado - foi diagnosticado com sarampo, segundo informação confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira (26). De acordo com a pasta, esse é o primeiro registro da doença em 19 anos na capital potiguar.
O rapaz, que é morador de Natal, viajou para São Paulo e retornou à cidade com os sintomas do sarampo. Ele procurou atendimento médico e foi constatada a doença.
Em nota, a Secretaria de Saúde, que confirmou o caso, disse que após a constatação da doença enviou equipes para o "bloqueio vacinal" - que consiste na imunização de pessoas que tiveram ou poderiam ter algum tipo de contato com o paciente. O bloqueio vacinal é a forma sugerida pelo Manual da Vigilância do Ministério da Saúde para evitar a proliferação da doença.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunicou que vai realizar uma coletiva na manhã de segunda-feira (29) para comentar o caso.
Os casos de Sarampo tiveram aumento em alguns estados do Brasil. O balanço epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde no dia 1 de julho apontou 142 casos da doença no país. Em março, o Brasil perdeu o certificado de erradicação da doença concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário