sexta-feira, 26 de julho de 2019

Macaíba conquista 1º lugar em saúde bucal do Norte e Nordeste

Entre as cidades das regiões Norte e Nordeste que têm entre 50 e 300 mil habitantes, Macaíba foi eleita pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) como a melhor no quesito saúde bucal. Em nível nacional, o município ficou em sexto lugar na referida faixa populacional, atrás apenas de São Sebastião (SP), Cascavel (PR), Resende (RJ), Chapecó (SC) e Sorriso (MT). A escolha obedeceu a critérios técnicos analisados pela Comissão de Políticas Públicas de Saúde referentes às políticas públicas voltadas para a saúde bucal da população no último ano, ou seja, o trabalho realizado em 2018.
O prêmio, que foi instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios como, por exemplo, manter o maior número de equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família, possuir Centros de Especialidades Odontológicas e menor índice epidemiológico em crianças com idade escolar, entre outros.
Para o prefeito Fernando Cunha, a classificação obtida por Macaíba é o resultado de um trabalho proporcionado à população com seriedade, realizado por profissionais gabaritados que não medem esforços em oferecer uma saúde bucal digna aos macaibenses.
 “Este reconhecimento concedido por um órgão do mais alto nível como o CFO, confirma as ações que estamos desenvolvendo na cidade e que estão contribuindo para melhorar a saúde da população de forma integral. É uma grande satisfação para todos nós. Divido os méritos desta conquista com os profissionais de odontologia que trabalham na cidade”, falou o prefeito.
O coordenador municipal de saúde bucal, Sérgio Siqueira, pontuou as medidas feitas para que Macaíba chegasse a este patamar de referência. “Este prêmio é uma honra para todos os munícipes e profissionais que fazem a saúde bucal de Macaíba. Tudo isso, graças a um investimento sério feito pela gestão. Este reconhecimento tem que ser partilhado com todos os profissionais envolvidos na área odontológica do município. Nossa meta é continuar investindo e capacitando cada vez mais os nossos profissionais para melhor atender o povo de Macaíba e continuar sendo um município referência nacional”.
Referência
Há 20 anos Macaíba contava apenas com duas unidades de saúde e cerca de quatro dentistas para atender toda sua gente. Hoje, a realidade é bem diferente. O município tem uma rede composta por 23 Estratégias de Saúde da Família (ESF) e 44 dentistas atendendo semanalmente os populares macaibenses.
Um dos principais centros de tratamento odontológico do Rio Grande do Norte é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Macaíba que realiza diariamente uma série de procedimentos visando garantir a saúde e o bem-estar da população local.
Fundado em 2004, na primeira gestão do prefeito Fernando Cunha, o Pronto Atendimento atende moradores de diversas cidades vizinhas de Macaíba e recentemente foi avaliado e certificado como acima da média nos requisitos do Ministério da Saúde (MS). A área odontológica conta ainda com vários outros projetos voltados à saúde bucal de crianças, jovens e adultos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário