quarta-feira, 23 de maio de 2018

Liberação do Acesso Sul ao aeroporto depende apenas da iluminação, diz DER


Liberação do Acesso Sul ao aeroporto depende apenas da iluminação, diz DER

Uma das obras que integram o chamado Anel Viário Metropolitano, o Acesso Sul ao Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante está praticamente concluído e deverá ser entregue em breve. Alguns motoristas já utilizam o trecho para se deslocar até o terminal, mas alguns serviços complementares restantes ainda impedem que a via seja totalmente liberada para tráfego.
De acordo com o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Jorge Fraxe, as obras de drenagem, pavimentação, acostamento e sinalização horizontal (demarcações no asfalto) estão 100% finalizadas, restando apenas a conclusão da sinalização vertical (placas) e da iluminação da via.
A parte da sinalização vertical, diz Fraxe, está bem adiantada, sendo a iluminação o maior empecilho à conclusão da obra. “Já chegaram os postes e agora vamos começar a aplicar as bases. Quando a empresa iniciar o serviço é que teremos como estabelecer uma projeção de finalização”, registra o diretor do DER.
Além de 18 quilômetros de pista duplicada, o Acesso Sul ao Aeroporto de São Gonçalo contempla uma ponte de 140 metros sobre o rio Potengi, que está pronta, e um viaduto sobre a BR-304 (em Macaíba, na altura da Reta Tabajara), cujas obras ainda não foram iniciadas. A obra toda, de responsabilidade da empresa EIT, custará ao final aproximadamente R$ 80 milhões.
Sobre o viaduto, Jorge Fraxe informou que o projeto executivo está pronto, faltando apenas a aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), já que se trata de intervenção na área de uma rodovia federal. No trecho, é importante frisar, há outra obra em execução: a duplicação da Reta Tabajara.
Quanto à iluminação, que será em lâmpadas de led (mais econômicas), o diretor do DER assinala que a finalização desse serviço é a última etapa antes da liberação oficial da via. “Como se trata de uma área rural, trafegar à noite por ali é perigoso sem iluminação. Por esse motivo o governador ainda não liberou oficialmente, em que pese muitos motoristas já estarem utilizando a via”, completa.
Com a finalização do Acesso Sul, a previsão do DER é que o tempo de deslocamento entre a parte sul da Região Metropolitana de Natal e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante seja reduzido à metade, em relação ao tempo que é gasto atualmente pelos motoristas.

Atualmente, além do Acesso Norte (a partir da BR-406, concluído no ano passado), os motoristas que precisam se deslocar até o aeroporto a partir da região sul têm à disposição uma rota alternativa que passa pelo Centro de Macaíba e uma pista simples entre este município e São Gonçalo, até chegar ao aeroporto. Com o Acesso Sul, quem vier pela BR-304 a partir do município de Parnamirim ou da zona Sul de Natal poderá acessar a nova pista pouco depois dos acessos à cidade de Macaíba. O novo percurso, que culmina na pista local do aeroporto, é mais rápido por ter menos fluxo e não ter semáforos.
“Em relação ao conforto, será algo muito melhor para os motoristas. Ficará muito bom para todos os usuários. Falta só iluminar antes de darmos a grande notícia, que é a conclusão dessa obra, esperada pela população há muitos anos”, finaliza Jorge Fraxe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário