Foto: Adriano Abreu
O transporte de mercadorias pelo mar representou 91% das exportações do RN em 2022, com uma movimentação de U$$ 676,6 milhões, de acordo o boletim “Comércio Exterior do RN”, do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado (CIN/Fiern).
Desse total, no entanto, US$ 536,9 milhões, ou seja, 79,3% de todas as exportações marítimas do RN foram escoadas por outros portos do País, especialmente, de Pernambuco e do Ceará. Coube ao terminal de Natal a movimentação de apenas US$ 93,8 milhões de todas as exportações pelo mar, quantitativo 9,6% menor do que o de 2017, quando foram escoados, em valores, US$ 103,8 milhões pelo porto da capital.
De acordo com fontes ouvidas pela Tribuna do Norte, limitações como a ausência de defensas na Ponte Newton Navarro e a profundidade do calado do terminal marítimo são fatores que prejudicam as operações. A altura da Ponte também é apontada como motivo de impedimento dos embarques. Sem muitas opções no Estado, os portos de Suape (PE), em Pernambuco, e de Pecém e Mucuripe, no Ceará, têm sido as saídas para que as exportadoras enviem seus produtos ao exterior.
Por intermédio de Suape, segundo o levantamento do CIN/Fiern, saíram o equivalente a US$ 351 milhões das exportações marítimas do RN em 2022. Pelo Ceará, foram exportados R$ 142,8 milhões. Ainda foram utilizados os portos de Santos (US$ 19,8 milhões) e Salvador (US$ 15,9 milhões). Além disso, volumes menores que, juntos movimentaram US$ 7,1 milhões, foram escoados por outros terminais marítimos do Brasil.
Somado às movimentações do Porto de Natal, o escoamento da produção de sal, pelo Porto de Areia Branca (US$ 45,9 milhões) fez com que as exportações do RN que utilizam esse modal de transporte atingisse um volume de US$ 139,7 milhões.
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