quarta-feira, 13 de abril de 2022

Kinder Ovo: governo pede esclarecimentos sobre casos de contaminação por salmonela

 


O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a fabricante Ferrero do Brasil, às vésperas da Páscoa, diante do registro de dezenas de casos de salmonela causada por chocolates Kinder, no Reino Unido. Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o governo determinou que a Ferrero do Brasil apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto ou formalize o recall do chocolate no país.

“Considerando que, até então, a Ferrero do Brasil não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo. Recomenda-se que as subsidiárias e importadoras de fornecedores de produtos e serviços informem às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objeto do recall no exterior não atingiram o mercado brasileiro”, afirmou a Senacom em nota.

“Se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente”.

A empresa tem 72 horas, a partir do recebimento da notificação, para formalizar o recall ou prestar os devidos esclarecimentos.

A Ferrero do Brasil afirmou que não recebeu “qualquer notificação oficial da Senacon sobre possíveis esclarecimentos em relação a episódios de intoxicação por salmonella em produtos da Kinder Europa e destaca que recebeu, a partir da imprensa, a informação sobre o caso”.

A empresa explicou que no Brasil entrou em contato voluntariamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esclarecer os fatos e se colocou à disposição para quaisquer informações adicionais.

O governo federal mantém um site no qual o consumidor pode pesquisar se um produto ou serviço foi objeto de recall recentemente, além de se cadastrar para receber alertas sempre que um novo recall for lançado.

Reino Unido

Dezenas de casos de contaminação por salmonela foram detectados na Europa, e as suspeitas do foco de contaminação são de produtos fabricados na Bélgica — o que levou à sua retirada dos mercados por parte do fabricante Ferrero.

Diarreia, cólicas estomacais, vômitos e febre estão entre os sintomas que se manifestam entre 12 horas e 72 horas após a ingestão de uma dose com alimento infectado por salmonela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário