quinta-feira, 28 de abril de 2022

PIB dos EUA cai 1,4% no 1º trimestre; expectativa era de alta de 1,1%

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos retraiu 1,4% no primeiro trimestre de 2022 em termos anualizados, na comparação com o quarto trimestre de 2021, segundo a primeira estimativa do BEA (Bureau of Economic Analysis), órgão ligado ao Departamento de Comércio do país divulgado nesta quinta-feira (28).

É a primeira queda no PIB trimestral dos EUA desde o segundo trimestre de 2020, no início da pandemia, e o resultado veio muito abaixo do consenso Refinitiv, que era de alta de 1,1%. No quarto trimestre, o PIB americano havia crescido 6,9%, também em termos anualizados.

Segundo o BEA, “no primeiro trimestre houve um ressurgimento de casos de Covid-19 da variante Ômicron e reduções nos pagamentos de assistência do governo da pandemia”. “O aumento nos casos de Covid-19 relacionados à variante Ômicron resultou em contínuas restrições e interrupções nas operações de estabelecimentos em algumas partes do país”.

O birô disse também que a queda do PIB “refletiu quedas no investimento privado em estoques, em exportações, em gastos do governo federal e em gastos dos governos estaduais e municipais, enquanto as importações (que são uma subtração no cálculo do PIB) aumentaram”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário