quarta-feira, 13 de abril de 2022

Comércio varejista do RN registra alta de 3,2% em fevereiro

Foto: Adriano Abreu

O volume de vendas do comércio varejista no Rio Grande do Norte teve aumento de 3,2% em fevereiro, o melhor resultado desde abril do ano passado. O desempenho do estado potiguar superou em quase três vezes a média nacional (1,1%). Esses dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.

No Nordeste, o RN garantiu um dos maiores desempenhos juntamente com Maranhão (4%), Ceará (2,9%) e Bahia (2,3%). Entre os menores estão Alagoas (1,4%), Piauí (0,8%) e Pernambuco (0,5%).

No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, o estado potiguar teve uma redução de 2,3%. Além disso, a variação acumulada em 12 meses foi negativa em 1%. E o Rio Grande do Norte obteve um incremento no índice de receita de 4,1% em comparação com o último mês.

Varejo ampliado

O Rio Grande do Norte teve incremento de 1,6% no volume de vendas do varejo ampliado em fevereiro de 2022. Esse foi o quarto pior resultado dentre os estados nordestinos, à frente do Ceará (0,4%), Bahia (-2,5%) e Pernambuco (-14,1). O percentual do RN ficou abaixo da média nacional de 2%.

No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, o estado potiguar registrou uma queda de 5,2%, o segundo pior resultado entre todos os estados. O acumulado dos últimos 12 meses atingiu 1,9% seguindo em queda desde julho de 2021.

O comércio varejista ampliado inclui, além do varejo comum, a venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário