Dra. Jandira Figueiredo Warumby; Entomologista, Pesquisadora, Cientista, autora de vários trabalhos em prevenção de doenças e controle da Cochonilha do Carmim, Perita e Auditora em meio Ambiente, Assessora de Meio Ambiente do Lions Clube Internacional LA-3, junto com o Presidente do Lions Clube Internacional LA-3 e o Tabelião Público Substituto do Cartório Único de Japi/RN, estiveram reunidos na presença do representante do Sindicato Rural dos Trabalhadores de Japi/RN, o presidente do Sindicato “Jodney Magnum da Silva Pontes”.
Finalidade fazer o reconhecimento de campo e verificar os problemas com a palma no Município, identificado os problemas.
Segue abaixo o controle:
1) Eliminação dos restos culturais;
Raquetes caídas no chão devem ser coletadas e eliminadas, como também os plantios abandonados devem ser destruídos, para não servirem de local de produção da disseminação de pragas.
2) Controle alternativo
A pulverização com produtos alternativos que dissolvam a camada corosa do inseto tem proporcionado em controle eficiente da praga. Pode-se usar o sabão em pó, detergente neutro, agua sanitária ou a mistura desses produtos. Sabão em pó n proporção de 2%(400 gramas em 20 litros de água).
Obs: Cuidado com a concentração de água sanitária, que pode queimar as plantas.
As aplicações devem ser feitas a 20 cm de distância das raquetes de ambos os lados por três dias consecutivos em intervalo de 8 em 8 dias, no mínimo por três semanas. O tratamento é mais eficiente quando realizado depois das 15 horas com carência de 30 dias seja respeitado para a utilização da palma na alimentação dos animais.
Monitoramento – permite a delimitação de áreas afetadas e fornece informações da intensidade de infestação da praga, para que possam ser aplicadas as medidas adequadas do manejo da COCHONILHA DO CARMIM.
1) Podas
2) Varredura – consiste em utilizar uma pequena vassoura para raspagem e esmagamento da população de cochonilhas
3) Espaçamento dos plantios
Na poda deve ser aplicadas a partir de um monitoramento sistemático no plantio das palmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário