segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Saúde lembra Dia Nacional de Combate ao Colesterol e orienta sobre prevenção


COLESTEROL

Nesta terça-feira, dia 8 de agosto, é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Por este motivo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDants), orienta sobre os cuidados com a prevenção e os tratamentos adequados para quem tem os níveis altos de colesterol no sangue.
Geralmente, a palavra colesterol está associada a algo ruim, porém, ele é essencial para o bom andamento do corpo humano. Para que isso ocorra, os níveis de colesterol precisam estar sempre controlados. “O colesterol alto está intimamente ligado a doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC) – as principais causas de morte na Paraíba e em todo o país. Vale lembrar que o desenvolvimento dessas doenças está associado a diversos fatores de risco, o aumento do colesterol é um deles, mas pode ser acentuado com o sedentarismo, alimentação desregrada, pressão alta, diabetes e tabagismo”, explicou a gerente do NDants, Gerlane Carvalho.
Alguns grupos de pessoas estão mais propensos a níveis de colesterol alto, por exemplo: aquelas com excesso de peso; com histórico familiar de alteração do colesterol; as que ingerem com frequência alimentos gordurosos; as que ingerem alimentos pobres em fibra; aquelas que não praticam atividade física regularmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário