Já te ensinaram a usar inhame contra o mosquito da dengue? A dica ganhou força após a apresentadora Ana Maria Braga ensinar em seu programa uma receita com o tubérculo para afastar o mosquito. Mas será mesmo que é eficiente apostar em sucos e outros preparos com o alimento para ficar longe da doença?
Benefícios do inhame contra a dengue: existem?
Esse tubérculo, que pertence à mesma família da batata, é fonte de Vitamina B, nutriente que pode fazer com que o corpo exale um odor que causa incômodo ao mosquito. Porém, segundo a nutricionista Rosana Perim, apesar de este fato, em específico, ser comprovado, não é possível dizer que o alimento seja um aliado contra a doença. Isso porque, de acordo com ela, não é possível adquirir a quantidade necessária de Vitamina B para afastar o mosquito através da alimentação. Dessa forma, nem o inhame, nem qualquer alimento fonte desse nutriente poderia ajudar a repelir o aedes aegypti.
“Não há nenhum estudo específico que faça essa relação entre o inhame e a dengue. O que se sabe é que há Vitamina B no inhame. Mas não dá para afirmar que isso possa ajudar de alguma forma, já que só a alimentação não dá a quantidade necessária de Vitamina B para que o corpo exale esse cheiro que afasta os mosquitos. Por isso, não dá para dizer que isso vai evitar que o mosquito te pique, e nem se deve adotar nenhuma receita desse tipo como única forma de prevenir a dengue. É preciso seguir as recomendações das autoridades de saúde e evitar o acúmulo de água parada e limpa”, alerta a especialista.
Contudo, Rosana indica o inhame para pessoas que já contraíram a doença. Como o alimento aumenta a imunidade, pode ser que ele ajude a dar força ao organismo para se recuperar mais rápido. A dica é combiná-lo com outros alimentos que reforçam o sistema imunológico e beber bastante água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário