Agentes penitenciários realizaram uma intervenção na manhã desta segunda-feira (23) e retiraram todos os presos do pavilhão 4 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. De acordo com a direção da unidade, os presos foram retirados para a realização de reparos após a descoberta de um túnel dentro do pavilhão. Enquanto os reparos são concluídos, os presos vão ficar na área de adaptação do presídio.
Segundo o diretor da penitenciária, Ivo Freire, a ação desta segunda é uma retirada dos presos faz parte da nova política da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) para impedir fugas e é uma continuação da operação realizada nesta sexta-feira (19).
“Antes, os serviços de concretagem dos túneis eram feitos com os presos dentro dos pavilhões. Agora, para fecharmos os túneis de forma definitiva estamos esvaziando o pavilhão”, explicou. Ainda segundo Freire, enquanto o túnel não for concretado, cerca de 180 presos vão ficar na adaptação, uma área de triagem do presídio.
Além da retirada dos presos e da concretagem do túnel, o diretor destacou outras medidas adotadas para impedir fugas na unidade. “A ordem agora é manter ações constantes dentro dos pavilhões e reforçar as guardas externas, tanto com a ajuda da PM como com o grupo de patrulhamento do sistema penitenciário, que está sendo criado. Essas são algumas medidas emergenciais estão sendo tomadas enquanto não há novas reformas ou transferências de unidade”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário