terça-feira, 30 de agosto de 2022

População deve ser consultada sobre retomada do Aeroporto Augusto Severo, em Natal (RN)

Os problemas relacionados ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), como a distância para as principais áreas de Natal, a devolução do terminal pela Inframerica e a espera por uma relicitação, reacenderam um antigo debate no Rio Grande do Norte (RN): a reativação do Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim (RN).

O tema voltou a ser destaque após o Deputado Estadual Michael Diniz (Solidariedade) propor a retomada do antigo terminal. Em audiência pública na Assembleia Legislativa, nessa segunda-feira (29), ele afirmou que vai buscar a realização de um plebiscito para ouvir a população potiguar.

“A proposta é reativar por meio da Aeronáutica em parceria com o Ministério da Defesa. Um estudo técnico feito pelo Ministério da Infraestrutura destacou o potencial do aeroporto que sempre deu lucro e é mais barato. Diante disso, vamos convocar o primeiro plebiscito da história do RN para reativação do Aeroporto Augusto Severo. A população do RN não foi consultada há 8 anos e agora paga por esse erro”, disse.

A TV Tropical antecipou a consulta pública e, em seu perfil oficial no YouTube, lançou uma enquete. “Você concorda com a retomada das atividades do aeroporto de Parnamirim?”, questionou. O resultado apontou que 88% dos que responderam se colocaram a favor da retomada do terminal. Os demais se posicionaram contra a volta do aeroporto para Parnamirim.

Além dos telespectadores e do deputado, a retomada tem o apoio de outras instituições. O presidente da CDL Parnamirim, Bira Marques, e o presidente do Instituto de Advogados Potiguares, Marcelo Torres, elogiaram a proposição de um plebiscito. “A ida do aeroporto para São Gonçalo teve efeito negativo, tanto é que foi devolvido. E se a sociedade clama, a gente só tem a perceber que a proposição é muito bem vinda”, disse Marcelo Torres. Para Bira Marques, “nada que foi prometido para o aeroporto de São Gonçalo aconteceu”.

O Aeroporto Internacional Augusto Severo foi desativado em 31 de maio de 2014. O último voo a decolar teve como destino a cidade de Maceió, em Alagoas. Em 2013, foi apontado por uma pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o terceiro melhor aeroporto do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário