A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) iniciou nesta quinta-feira (20), a distribuição de 500 mil testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19 aos 167 municípios do estado.
Os kits para teste do tipo Swab (RT-PCR), padrão ouro para o diagnóstico, foram enviados pelo Ministério da Saúde e encaminhados às cidades.
De acordo com a secretaria, os testes serão entregues nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), centros Covid e outros pontos utilizados pelos municípios como locais para testagem.
A intenção é ampliar o acesso ao diagnóstico da Covid diante da alta de casos, que tem culminado também com um aumento nas taxas de internação no estado.
Testagem
A Sesap orienta que a testagem seja feita a partir de 48h após o surgimento dos primeiros sintomas respiratórios.
De acordo com Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, mesmo com o resultado negativo o paciente deve continuar afastado das atividades profissionais e evitar aglomerações em eventos e festividades.
“As pessoas com quadro de síndromes gripais devem permanecer isoladas para que a disseminação do vírus diminua no estado. Para quem testar positivo, é importante que essas pessoas possam garantir o acesso aos testes também de seus familiares, especialmente os mais vulneráveis, para proteger essas pessoas e evitar novos óbitos”, reforça a coordenadora.
A orientação da Sesap é que a população mantenha as medidas de proteção como o uso de máscara e evite aglomerações, além da importância da vacinação para todas as faixas etárias já determinadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário