terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Na primeira semana de janeiro, RN registra maior número de casos de Covid-19 desde julho de 2021

 

Na primeira semana do 2022, o Rio Grande do Norte teve a maior média semanal de novos casos de Covid-19 desde o mês de julho de 2021.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 2.732 casos – um crescimento de 107% na comparação com a ultima semana de dezembro, quando houve 1.314 notificações em sete dias.

O resultado do início de janeiro representa o maior número de infectados desde julho, quando, em uma semana, 4.453 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19 no estado.

Segundo a Sesap, os dados representam um alerta. Especialistas relacionam o aumento à presença da variante ômicron e às festas de final de ano e têm recomendado a cobrança de testes em eventos sociais.

“Temos tido um aumento do número de notificações, apesar do apagão de dados do Ministério da Saúde, que tem dificultado esse monitoramento. Mas, mesmo assim, a gente vem acompanhando esse crescimento que se superpõe inclusive ao grande número de ocorrências e procura de serviços de saúde por pessoas com quadro gripal, criando uma sobrecarga nas portas de pronto-atendimento”, diz o secretário de Saúde, Cipriano Maia.

Porém, o aumento de casos não tem refletido em crescimento da ocupação de leitos de UTI. Nesta segunda-feira (10), o percentual de ocupação de leitos de UTI na rede pública era de 25%. Na semana passada ainda estava maior, em torno de 32%.

Tanto a Sesap quanto especialistas acreditam que o não aumento de internações tem relação com o avanço da vacinação no estado, mas não retira a necessidade de cuidados, principalmente com a população idosa e com comorbidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário