sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Prefeitura de Natal registra furtos de mais de 16 quilômetros de fiação elétrica em 2020



Somente na avenida Afonso Pena, na Zona Leste da capital, mais de 9 mil metros de cabos foram levados pelos criminosos, em três ocorrências. Segundo prefeitura, mais de 9 mil metros de cabos foram furtados da avenida Afonso Pena, em Natal. Google Street View Somente em duas avenidas, o município de Natal já registrou furto de 16 quilômetros de fiação elétrica em 2020, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Essa é praticamente a distância entre o centro da capital e Parnamirim, na região metropolitana. 

De acordo com o município, o furto de cabos e equipamentos de iluminação pública tem provocado um custo alto para a administração pública. Ao todo, as duas avenidas que registraram mais furtos tiveram 16.132 metros de cabos levados por criminosos. Além do prejuízo financeiro, a ação dos ladrões prejudica comércios e moradores da região, com a falta de iluminação, e sobrecarrega as empresas operadoras do serviço. 

Segundo a Semsur, os trechos mais visados pelos criminosos são as alamedas de grandes avenidas - devido ao cabeamento ser subterrâneo - como as das avenidas Afonso Pena e Campos Sales nos bairros de Petrópolis e Tirol, na Zona Leste e, ainda, as alamedas das avenidas Maranguape, Guadalupe e Marinho Chagas, nos conjuntos Panatis e Parque dos Coqueiros, na Zona Norte. Na Alameda da Avenida Afonso Pena, foram registradas três ocorrências este ano, somando 9.272 metros de cabos furtados. Já na Alameda da Avenida Maranguape, o furto foi de 6.860 metros, também em três ocorrências. Conforme o município, os materiais e equipamentos mais procurados pelos criminosos são os cabos de cobre e alumínio, luminárias e refletores. Uma das preocupações da Semsur é com relação às novas luminárias que a prefeitura está substituindo por LED, já que elas têm mais valor de mercado do que as comuns. 

O mercado negro é considerado o grande comprador dos equipamentos roubados, tanto luminárias como o fio de cobre, que é reciclado e reutilizado em diferentes setores. De acordo com a chefe de operações de iluminação da Semsur, Andrea Paula, a secretaria vem adotando medidas preventivas que visam coibir a ação dos bandidos e dificultar o furto desses equipamentos. “Uma das providências foi a mudança de toda a rede de fiação, substituindo os fios de cobre por alumínio que não tem valor de mercado. Outra providência foi a concretagem da tubulação subterrânea. A Semsur também colabora com os órgãos de segurança pública, fornecendo informações que possam auxiliar às investigações e registrando os casos em delegacias locais”. 

A Semsur também solicitou que a população denuncie ações suspeitas à Guarda Municipal ou à Polícia Militar e disponibilizou o Disque Iluminação para que a população possa comunicar situações de apagões relacionadas ao roubo de cabeamento, além de outros problemas relacionados à iluminação pública. O número do serviço é o 0800 281 8980 e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário