terça-feira, 31 de dezembro de 2019

SÃO BENTO DO TRAIRI : Da fé e devoção ao povoamento de uma aconchegante cidade 61 anos de emancipação politica

A imagem pode conter: montanha, céu, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Uma fazenda chamada São Bento, pertencente a José Paulino de Oliveira Garrote, deu origem à povoação do território. O nome da fazenda vem de sua localização às margens do Riacho São Bento, um dos afluentes do Rio Trairi.

José Paulino Garrote decidiu iniciar, no ano de 1907, o vitorioso processo de povoamento da área. Morrendo em 1913, deixando a região liderada inicialmente por sua fazenda, em plena prosperidade.


Na terra de São Bento, cujo padroeiro não é o santo do mesmo nome, isso está relacionado com dona Francisca Paulina de Oliveira, esposa de José Paulino de Oliveira Garrote, que ao retornar de uma romaria ao Juazeiro, no Ceará, adoeceu de varíola, doença terrível (na época), e prometeu erguer uma capela em homenagem a São Sebastião caso tivesse a saúde recuperada. Dona Francisca Paulino ficou curada e a capela foi construída no ano de 1911 onde hoje é a capela de São Sebastião.


Dentre alguns nomes que se destacaram na formação do município podemos citar Victor Peixoto Soares, que ajudou a angariar recursos para ampliar a Capela de São Sebastião, trouxe amplos conhecimentos para a população iniciante do município, chegando a ministrar aulas particulares em domicílio e secretariou durante muito tempo um dos principais comerciantes e pecuaristas o Sr. João Ribeiro da Silva, outro eminente vulto na história econômico do município, que fornecia energia para a cidade do seu motor gerador e exportava a lã de algodão para cidade do Natal. Também no mesmo período destacamos seu concorrente Antônio Borges de Assunção.


Outro grande nome da nossa história foi Euclides Alexandrino da Silva, que assumiu a função de Juiz Distrital outorgado pelo Coronel Ezequiel Mergelino de Souza, chegando a realizar vários casamentos, escrituras públicas e consensos familiares. Pai da primeira professora deste município, Maria Lídia da Silva, que hoje intitula a 1ª Escola de São Bento, que começou seu funcionamento por volta do ano de 1945... Continua no fb.com/saobentodotrairi 


Fotos: Canindé Soares
Texto: Professores Josiane Azevedo e José Jadson

Nenhum comentário:

Postar um comentário