quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Preço da gasolina nos postos do RN já subiu 9% nos últimos 11 dias


Com a alta dos preços dos combustíveis nas refinarias de 1,4% prevista para esta sexta-feira, 31, e como o aumento de 1,2% repassado na quinta-feira, 30, o preço da gasolina vendida nos postos teve um aumento acumulado de 9% nos últimos 11 dias.
Segundo o presidente do Sindipostos do RN, Antônio Sales, não é possível fazer prognósticos sobre o preço da gasolina na bomba para os próximos dias, pois cada revendedor é livre para repassar os valores ao consumidor, de acordo com a sua realidade financeira e sua política de vendas.
A margem de lucro dos postos é de 12%. Com isso, o empresário paga seus custos fixos e variáveis e os três os tributos incidentes sobre a operação de compra da gasolina, como o PIS, Cofins e ICMS. O que sobra é a sua margem de lucro.
O mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Essa realidade determina parte das altas nos preços repassados às refinarias e, por conseguinte, na bomba.
Segundo a Petrobras, os preços médios informados ao público consideram a média aritmética nacional dos preços à vista, sem encargos e sem tributos, praticados na modalidade de venda padrão nos diversos pontos de fornecimento.
Eles, por sua vez, variam em todo o território nacional, para mais ou para menos, em relação à média.
Essa variação pode ser de até 12% para gasolina A e até 9% para o diesel A”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário