O governador Robinson Faria entregou novas máquinas agrícolas, veículos e equipamentos permanentes para aumentar a produtividade da Pecuária Leiteira no RN, durante solenidade na fazenda da EMPARN, na última sexta-feira (19)
Com um investimento de quase R$ 15 milhões, através de empréstimo com o Banco Mundial por meio do programa Governo Cidadão, o objetivo é dotar o Estado de uma estrutura de excelência para atender às exigências dos órgãos fiscalizadores, bem como aos 2.500 produtores de leite e fornecedores do Programa do Leite do RN.
"Estamos fazendo um dos maiores investimentos na agropecuária do Rio Grande do Norte. Os produtores rurais do interior do estado terão a oportunidade de trabalhar com tecnologias importantes para melhorar a produção, aumentar a competitividade e minimizar os efeitos da estiagem. Há sete anos convivemos com a seca prolongada e estamos buscando alternativas de minimizar esse problema oferecendo mais estrutura para o homem do campo", ressaltou Robinson Faria.
Ao todo, seis projetos estão sendo desenvolvidos dentro do programa. Cerca de três milhões de mudas de palma forrageira serão distribuídas; kits de inseminação artificial para bovinos foram adquiridos; tanques de resfriamento de leite serão disponibilizados para os cerca de 2.500 produtores do estado; além de maquinário para produção e armazenamento de forragem e feno.
“O governo vem investindo em ações que colaborem para a melhoria da produção dos trabalhadores rurais. Apenas para os produtores de leite, são 50 tanques que vão ampliar em 75 mil litros diários a capacidade de resfriamento. Na distribuição da palma forrageira, 1.700 produtores serão beneficiados. São números que mostram o comprometimento do Executivo com o desenvolvimento deste setor produtivo”, informou o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Guilherme Saldanha.
O diretor presidente da Emparn, Alexandre Wanderley, explicou que parte do maquinário entregue “é para estruturar o primeiro Centro de treinamento para formação de inseminadores e para melhoramento genético do rebanho leiteiro bovino e caprino”.
O presidente da Federação da Agricultura do RN, José Vieira, elogiou a iniciativa do Governo e afirmou que “ações como essas são fundamentais para o fortalecimento dos produtores e para diminuir os custos dos trabalhadores rurais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário