Os passageiros que passam pelos 15 principais aeroportos brasileiros estão mais satisfeitos com os serviços prestados, de acordo com os dados da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil. O índice medido de abril a junho mostrou que 92% dos viajantes avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”, superando o número do trimestre anterior que foi de 91%. Com isso, o índice de satisfação geral teve nota 4,39, numa escala de 1 a 5.
O aeroporto de “Natal”, no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana, foi escolhido por passageiros de todo o Brasil como o melhor em sua categoria, segundo pesquisa da Secretaria de Aviação Civil para o segundo trimestre deste ano.
No ranking geral, o aeroporto da Grande Natal ficou em sexto lugar (nota 4,42, de 0 a 5), atrás de Recife (4,47) e à frente de Fortaleza (4,32).
A pesquisa agrupou 15 terminais por volume de passageiros. Na categoria de até 5 milhões de pessoas por ano, Natal lidera. Estão no mesmo grupo, Manaus (4,29) e Cuiabá (4,07).
Dos 38 critérios avaliados pelos passageiros, o Aeroporto foi o mais bem avaliado em qualidade da rede sem fio disponível aos passageiros bem como na disponibilidade de transporte público. Também teve destaque, o curto tempo de restituição da 1ª bagagem no Terminal, menor entre todos os 15 avaliados. A Inframerica investiu mais de R$ 500 milhões no Terminal.
O melhor aeroporto do Brasil, segundo os passageiros, é o de Campinas (4,9). Salvador foi o mais mal avaliado (3,86).
Pesquisa
Desde que passou a ser realizada, em janeiro de 2013, a pesquisa de satisfação já ouviu mais de 280 mil pessoas nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no país. Numa escala de 1 a 5, os usuários classificam o desempenho das operações em 37 indicadores, além do item final sobre a sua satisfação geral com o aeroporto. Neste último trimestre, foram entrevistadas 13.194 pessoas, das quais 8.343 eram passageiros de voos domésticos e 4.851 de internacionais.
Os aeroportos estão divididos em três categorias baseadas no número de passageiros processados por ano. Até cinco milhões de passageiros estão os terminais de Natal (RN), Manaus (AM) e Cuiabá (MT). Entre 5 e 15 milhões de passageiros estão: Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG). Acima de 15 milhões de passageiros estão Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.
Indicadores
Natal tem a melhor conexão de internet e está sempre em primeiro quando se tratam de serviços de relacionamento com funcionários. Por outro lado, Natal foi o pior terminal quando se trata de quantidade e qualidade de lanchonetes e o custo-benefício dos produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário