domingo, 26 de fevereiro de 2017

Deputados da PB são favoráveis à eleição única e mandato de até cinco anos

Câmara dos Deputados
              Câmara dos Deputados


As discussões sobre a reforma política devem entrar em pauta novamente na Câmara após análise das reformas da Previdência e Trabalhista. Um dos pontos mais polêmicos dentro da reforma política, em debate no Congresso Nacional, a possibilidade das eleições serem unificadas, vem dividindo a opinião de parte da bancada federal paraibana. Alguns defendem a tese do processo eleitoral ser realizado de cinco em cinco anos. Outros afirmam que o problema é mais complicado de se resolver, pois afetará atuais mandatos.
O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e cientista político, Lúcio Flávio, tem um posicionamento firme em relação ao tema. Ele acredita que deveria ser mantido o atual sistema de duas eleições: uma para prefeitos e vereadores e outra para governadores, deputados, senadores e presidente da República.
“Isso porque, se as eleições ocorrem simultaneamente, haveria uma ‘nacionalização’ do processo e os cidadãos não fariam uma discussão dos problemas que afligem a cidade.
Acredito que o melhor seria manter a atual separação e aumentar os mandatos para cinco anos para os cargos executivos e proibir a reeleição”, destacou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário