quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Cadastro do MEI não pode ser usado só para aposentadoria

Os MEIs (Microempreendedores Individuais) têm direito aos benefícios da Previdência Social por meio do pagamento de impostos para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Há dúvidas se um cidadão pode fazer cadastro na categoria para conseguir a aposentadoria por um valor mais barato. De acordo com especialistas, a prática pode caracterizar uma fraude. 

O microempreendedor paga o imposto previdenciário a partir de uma guia simplificada. O valor (R$ 66 em 2023) equivale a 5% do salário mínimo. Em outras categorias profissionais atreladas à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o percentual varia de 7,5% a 14% – a depender da renda.

Por causa do preço mais atrativo, algumas pessoas optam por fazer um MEI para apenas receber a aposentadoria no futuro. Entretanto, o INSS pode pedir comprovação de atuação, como faturamento da empresa, na hora de fazer o cadastro para receber a aposentadoria. Dessa forma, o cidadão que não tiver empreendido perde o direito pela modalidade e terá que pagar o valor sonegado durante os anos. A explicação é do advogado previdenciário Fernando Vitorino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário