quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Comércio investe em liquidações de verão para atrair mais clientes

 

Após o período com maior movimento financeiro no comércio, que é o fim de ano, o mercado registra vendas mais reduzidas. Como estratégia para reverter este cenário e atrair mais clientes, os lojistas já lançam promoções e liquidações nas lojas. A queima de estoque acontece entre janeiro e fevereiro ou até todos os produtos em oferta sem vendidos. Algumas táticas comuns são os descontos progressivos, ou seja, quanto maior o número de produtos levados mais barato sai a compra. Os descontos chegam a ser de 10% até 80%; e prazo estendido para o pagamento.

Na loja Emanuelle, uma estratégia adotada foi o desconto de até 70% nas peças. Normalmente os produtos com desconto são as peças que sobraram do mês de dezembro e isso aumenta a movimentação de clientes e procura por promoções. A loja definiu que as roupas, acessórios e produtos de casa com desconto também podem ter um valor menor no caixa dependendo da quantidade de itens comprados. “Peças de R$59,99 nós baixamos para R$39,99 e se o cliente levar quatro ou cinco itens com etiqueta vermelha, que identifica a liquidação, daremos mais 20% de desconto na compra. Mas caso leve seis, iremos dar mais 30% de desconto”, explica a gerente da loja, que preferiu não se identificar.

Apesar disso, a loja não oferece período de troca da mercadoria em promoção. Neste caso, se houver alguma falha ou até mesmo o cliente não gostar da peça, não pode efetuar a troca. Todos os anos a loja fica com peças promocionais somente em janeiro, mas este ano a oferta continua até o início de março. Para chamar a atenção das pessoas que passam perto da loja, a Emanuelle decidiu colocar cartazes grandes com os descontos expostos e até bolas e brilhos nas vitrines.

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