segunda-feira, 15 de maio de 2023

Animais de estimação também podem sofrer com o luto

Reprodução 


Quando se perde alguém, especialmente em virtude de um falecimento, instala-se o processo de vivência e adaptação ao luto. Apesar de apresentar características próprias, com os animais não é tão diferente do que se pode imaginar. Enquanto alguns animais parecem reagir apenas fisiologicamente à morte de um tutor ou cuidador, outros podem viver o luto por um longo tempo e alguns, como certas espécies de macacos, aparentam saber até mesmo que a morte não tem volta.

Para a médica veterinária e tutora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP), Caroline Maia, cães e gatos também podem sofrer com o luto e isso ocorre quando há uma perda significativa de um indivíduo – não sendo necessariamente a morte dele, por exemplo, quando deixa de conviver com um dos tutores. “Nem todo pet vai demonstrar sinais de luto ou de tristeza com a morte de um ente querido. Isso não quer dizer que ele não amava ou não sente a falta daquele ser; apenas cada animal lida de uma forma com suas emoções”, explica.

Nos animais de estimação, o luto também pode envolver uma diminuição da motivação para a realização de uma determinada atividade, podendo acarretar, em casos de agravamento, em um quadro depressivo agudo, pois o animal não consegue lidar com a perda e se desanima com a vida.

O tutor deve observar alguns sintomas. Aparência apática, dormir demais, comer menos, brincar pouco, ser menos carinhoso, comportamentos ansiosos e procurar por algo ou alguém são algumas atitudes que os pets podem ter e que merecem atenção. “Se houver suspeita de que o bichinho está sofrendo, especialmente se enfrentou uma perda importante e apresenta alguns desses sintomas, o tutor deve buscar ajuda de um veterinário”, aconselha a especialista.

Apesar de ser um assunto delicado, e que não tem um protocolo ou regra estabelecidos, é fundamental respeitar o momento do animal. “O tutor pode usar a intuição para entender as necessidades do animal e acolhê-las. Afinal, também nessa hora eles precisam muito da gente”, lembra Caroline.

Morada da Paz Essencial

Os animais de estimação podem ocupar espaço relevante na dinâmica das famílias e, muitas vezes, ser até a principal companhia de seus tutores. Diante desse cenário, é muito comum que a morte de um pet seja sentida de forma profunda pelos que convivem com o animal e o veem como membro da família.

De acordo com a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Mariana Simonetti, a visão da sociedade sobre a relação tutor-pet é encarada com mais naturalidade hoje em dia. “Por isso, é preciso que esse processo de luto seja acompanhado com a mesma atenção dada quando perdemos um parente ou uma pessoa querida, sem que haja preconceitos e comparação entre as dores sentidas”, explica.

Nas situações em que é o tutor que perde o animal de estimação, o Morada da Paz Essencial – assistência funeral do Morada da Paz – oferece planos que incluem uma despedida digna para os pets, através da cremação.

No Rio Grande do Norte, os planos Essencial 3, 4 e 5 já incluem a cremação pet e oferecem aos clientes do Morada Essencial a possibilidade de adicionar os animais de estimação como dependentes do plano. De acordo com o plano escolhido, a cremação pode ser realizada nas modalidades coletiva ou individual, além de ser possível incluir mais de um pet por plano.

Com o compromisso de oferecer opções acessíveis e que permitam às famílias realizar seu planejamento funerário, evitando burocracias e despesas excessivas no momento do falecimento de um ente querido, os planos que disponibilizam a cremação pet, e já incluem também a assistência funeral completa e sepultamento para humanos, são comercializados por valores mensais a partir de R$ 42,90.

A assistência funeral Morada da Paz Essencial conta profissionais capacitados em luto e atendimento 24 horas, por meio do telefone e WhatsApp: 0800 123 4848. Mais informações sobre os planos e valores também estão disponíveis no site: moradaessencial.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário