domingo, 31 de julho de 2022

Tomba Farias diz que chegou a hora de reconhecer o trabalho de Rogério Marinho pelo Estado

Diante de uma multidão que lotou o Palácio dos Esportes, em Natal (RN), onde foi realizada neste domingo, 31, a convenção do PL, o Deputado Estadual Tomba Farias (PSDB) disse à imprensa que chegou a hora de o povo potiguar, prefeitos e lideranças políticas a reconhecerem o trabalho que o E-Ministro do Desenvolvimento Regional e candidato ao Senado, Rogério Marinho, realizou em favor do Rio Grande do Norte (RN). Segundo o parlamentar municipalista, Marinho, em sua gestão como Ministro, garantiu recursos e desenvolvimento para todos os município do estado.

“É preciso fazer justiça. Nunca na história do Rio Grande do Norte (RN) os municípios foram tão beneficiados com equipamentos e recursos para que os prefeitos pudessem fazer as obras que a população reivindicava “, disse.

Destacando que a candidatura de Rogério homologada na convenção tem como marca registrada o “fortalecimento do municipalismo”, Tomba Farias assinalou que já passou da hora de o Rio Grande do Norte (RN) voltar a ter no Senado Federal um representante que trabalhe de verdade pelo desenvolvimento do Estado.

Um dos principais defensores da candidatura de Rogério Marinho desde a primeira hora, o parlamentar municipalista participou da convenção do PL ao lado de prefeitos e lideranças que integram a sua base política em diversas regiões do estado.

A convenção contou com uma expressiva participação de aliados vindos da cidade de Santa Cruz (RN) e de outros municípios da região do Trairi, que seguem a orientação política de Tomba Farias.

O deputado estadual destacou também o trabalho de Rogério Marinho para garantir recursos hídricos para o Nordeste do Brasil e para o Rio Grande do Norte (RN).

“A adutora do Agreste Potiguar, por exemplo, vai desafogar a Adutora Monsenhor Expedito, que abastece os municípios da nossa região. Com isso vai melhorar o abastecimento de água em Santa Cruz e gerar empregos também para o Agreste e Seridó, pois aonde há água tem oferta de empregos e geração de renda”, disse.

PL faz convenção gigante e homologa candidatura de Rogério Marinho a senador

Foto: Magnus Nascimento

Ao discursar na convenção do PL que homologou sua candidatura ao Senador, o ex-ministro Rogério Marinho fez uma defesa emocionada e intransigente da obra do presidente Jair Bolsonaro e do trabalho realizado no Rio Grande do Norte.

Ao lado dos deputados federais General Girão, João Maia, presidente estadual do PL e Benes Leocádio e estaduais como Coronel Azevedo, Tomba Farias, Galeno Torquato e José Dias, Marinho disse que há trabalho do governo federal em todas as regiões do estado. Afirmou, ainda, que para fazer mais pelo povo, basta não roubar e fez duras críticas aos governos anteriores.

Rogério Marinho – que contou na convenção com a presença do ministro Fábio Farias, do candidato a governador Fábio Dantas e Ivan Júnior, seu companheiro de chapa – disse que é candidato a senador para servir ao povo do RN e do Brasil e “não para me servir do povo”.

A convenção do PL foi marcada também pela maciça presença de prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, também participou da convenção. Ao discursar, Álvaro disse que vai percorrer cada rua da capital para pedir o apoio para a candidatura de Rogério a senador e destacou que foram importantes foram viabilizadas por Rogério Marinho durante sua gestão como ministro do Desenvolvimento Regional.

Auxílio Brasil de agosto vai incluir mais 1,6 milhão de famílias, totalizando 19,7 milhões de beneficiadas

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Auxílio Brasil de agosto, que começa a ser pago dia 9, vai incluir 1,6 milhão de famílias no programa.

É o que prevê a Emenda Constitucional 123 que aprovou o aumento de R$ 200 no benefício até dezembro. Com isso, o auxílio, que foi pago a 18,13 milhões de famílias em julho, vai chegar a 19,7 milhões de famílias no próximo mês.

texto da emenda constitucional assegura a inclusão das famílias elegíveis a receber até a data da sua promulgação, que foi em 14 de julho. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Cidadania, a fila de espera chegou a 1.568.728 famílias em julho.

Com isso, cresceu o número de pessoas que querem saber se foram aprovadas para receber o Auxílio Brasil no próximo mês. E para saber se terá direito ao Auxílio Brasil e qual o valor vai ser pago, o beneficiário pode fazer a consulta no aplicativo oficial do programa e pelo aplicativo Caixa Tem, ambos da Caixa Econômica Federal

Disponíveis nas lojas de aplicativos das plataformas de celulares e tablets dos sistemas Android e IOS, os aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem permitem aos beneficiários consultar a disponibilidade do benefício, o valor das parcelas e os calendários de pagamento.

Quem já recebia o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, vai receber o Auxílio Brasil da mesma forma e vai poder seguir movimentando o dinheiro pelo aplicativo, pagando contas e fazendo compras.

Consulta pode ser feita por telefone

Para saber se vai receber o Auxílio Brasil e qual o valor, o beneiciário pode fazer a consulta por telefone e ligar em dois números: no 121, para checar as informações no Ministério da Cidadania, ou no número 111, da central de atendimento da Caixa Econômica Federal, responsável pelos pagamentos do programa social.

Como funciona o aplicativo Caixa Tem?

Criado em 2020 para o pagamento do auxílio emergencial e estendido a outros programas sociais do governo federal, o aplicativo Caixa Tem ganhou a nova função com o início do Auxílio Brasil. Por ele, os beneficiários do Auxílio Brasil podem consultar a disponibilidade do benefício e o valor das parcelas.

Lembrando que por meio do aplicativo Caixa Tem, é possível pagar contas, como água e telefone; fazer compras pela internet e pelas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, com o cartão de débito virtual e QR Code; transferir recursos para outras contas; e sacar valores em espécie nas casas lotéricas, sem o uso de cartão.

Em caso de dúvidas, o beneficiário pode ligar na central telefônica da Caixa, no número 111. O atendimento funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Também é possível consultar o site do programa no enderço caixa.gov.br/auxiliobrasil.

Teto de supermercado no RN desaba


O teto de um supermercado desabou na manhã deste domingo (31), no município de Jardim de Piranhas, na região do Seridó, no Rio Grande do Norte.

As vítimas foram encaminhadas para uma unidade hospitalar. Não há, até o momento, informações sobre a gravidade destes ferimentos.

O estabelecimento pertence ao ex-prefeito da cidade Elídio Queiroz

Tremor de terra é registrado no RN e sua magnitude assusta natalenses

 


A terra voltou a tremer no estado do Rio Grande do Norte neste domingo (31). Às 19h05 UTC (16h05, hora local), um evento sísmico, de magnitude preliminar calculada em 3.7 mR, foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis) na região litorânea do estado do RN.

Madrugada

No início da madrugada, às 3h34 UTC (0h34, hora local), outro tremor, desta vez de magnitude preliminar 2.4 mR, também foi registrado pelo LabSis/UFRN no litoral do estado do Rio Grande do Norte. O tremor de terra foi sentido por moradores das regiões de Maxaranguape e Maracajaú.

Fato recente

O último evento registrado e divulgado pelo LabSis/UFRN no estado ocorreu no dia 24 de junho, às 19h39 UTC, na região do município de São Paulo do Potengi e teve sua magnitude preliminar calculada em 2.0 mR.

O Laboratório segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado do Rio Grande do Norte e também da região Nordeste do país.

sábado, 30 de julho de 2022

VEREADOR PAULO CÉSAR BEJÚ SEMPRE ATUANTE NA DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA DE SANTA CRUZ



O vereador Santacruzense, Paulo César Morais, o César Bejú, constantemente vem tendo seu nome circulando nas redes sociais e meios de comunicação, pela sua firme e forte atuação em defesa dos direitos da população Santacruzense, principalmente na área da saúde pública, que na atual gestão vem sendo tratada no mais completo descaso. 

Nesta quinta-feira (28/07), no Hospital e Maternidade daquela cidade, foram registrados dois óbitos, em fração de minutos entre um e outro, segundo relatos dos familiares e populares presentes, causados por negligência e falta de condições de trabalho. 

Diante da tamanha revolta não só das duas famílias enlutadas, más de toda sociedade brasileira, já que foi noticiado por todos os meios de comunicação do País. Ao tomar conhecimento da tragédia ocorrida naquele hospital, o vereador CÉSAR BEJÚ imediatamente comunicou o fato ao Ministério Público Estadual, e em nota nas suas redes sociais, colocou o seguinte texto:

COMUNICO QUE ENTRAREI COM PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO, SOBRE AS MORTES OCORRIDAS NO HOSPITAL ALUÍZIO BEZERRA.

Olá amigos e amigas! 

Em primeiro lugar, quero me solidarizar com as duas famílias enlutadas. Não podemos mensurar a dor pela qual estão passando neste momento tão difícil.  Desejo que Deus possa confortar a todos, dando-lhes forças para superar estas trágicas perdas. 

Segundo, dizer que estarei entrando com uma ação no Ministério Público, para investigar minuciosamente e com celeridade essas mortes ocorridas no Hospital Aluízio Bezerra.

Há anos Santa Cruz convive com descaso na saúde pública, agravada nos últimos dois anos. 

Esta tragédia vinha sendo anunciada, dia após dia. Este vereador que vos fala, desde janeiro deste ano, todo santo dia, vem denunciando a falta de medicamentos, insumos e equipamentos.  

Vimos dezenas de relatos de populares, diariamente, reclamando da desassistência da saúde em nossa cidade. 

No mínimo, estamos diante de uma clara e inequívoca omissão das autoridades, no que se refere o colapso que vive o sistema de saúde de nosso município.

Isso não pode continuar assim.  Famílias não precisam passar por isso, portanto, precisamos unir forças, Ministério Público, autoridades e população, para tentarmos superar este caos que só traz dor e sofrimento.

Contem sempre com o mandato deste humilde vereador e, mais uma vez, minha solidariedade aos familiares e amigos.

Não satisfeito com a Denúncia inicial, o vereador CÉSAR BEJÚ se uniu aos também vereadores  Luciclaudio e Josimar, foram pessoalmente ter uma audiência com o Promotor de Justiça, de onde saíram com à certeza de que àquele órgão Ministerial adotará todas às medidas cabíveis. 

Ao saírem da audiência com o representante do Ministério Público Estadual, os vereadores mandaram o seguinte recado para à população Santacruzense:


Posteriormente, os Vereadores se dirigiram ao Hospital onde ocorreu o fato, foram verificar pessoalmente às condições daquela Unidade Hospitalar, onde conversaram com usuários, acompanhantes, funcionários e Direção, saindo daquele hospital com às seguintes impressões e palavras:

Conversões de veículos para GNV crescem 74% no Brasil em 2022

Levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), divulgado nesta quarta-feira (27), mostra que o número de conversões de carros para Gás Natural Veicular (GNV) cresceu 74% no país no primeiro semestre de 2022 na comparação com o mesmo período de 2020.

A mudança é motivada pela alta dos combustíveis. Só nos seis primeiros meses deste ano, quase 70 mil carros passaram a adotar o GNV. Em números absolutos foram 67.487 veículos modificados em 2022, frente a 38.747 em 2020. Em 2021, primeiro ano da alta do preço dos combustíveis, o aumento no mesmo período havia sido de 86,65%.

Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva de São Bento do Trairí conquistou a etapa Inter-regional em São Paulo Do Potengi na categoria 15 a 17 anos

A Escola Estadual Professora Maria Lídia da Silva de São Bento do Trairí RN Conquistou a Etapa Inter Regional dos dos Jogos da Juventude Escolar do RN (JUVERNs) na Categoria de 15/17 anos.

A equipe já Havia Conquistado a Etapa Regional que aconteceu em Santa Cruz.
Agora a Equipe irá Representar a Região Trairi na Fase Final que acontece entre os dias 8,9 e 10 de Agosto em Natal.
A Equipe é Composta Pelos Atletas:
Mayck Bernardo, João Kleber, João Victor, Kelvy Kauã, Pedro Henrique, Vitor Gabriel, Riam Cavalcante, João Vitor, Luiz Henrique, João Guilherme e Alyson Kauã.
PROFESSOR: Francinildo Bento
CONFIRA A CAMPANHA DA EQUIPE NAS FASES REGIONAL E INTER-REGIONAL DOS JOGOS:
8 Jogos
8 Vitórias
0 Derrotas
55 Gols Marcados
11 Gols Sofridos

Pagamento irregular de auxílio emergencial atingiu R$ 11,3 bilhões

Foto: Reprodução

Durante a pandemia, o governo federal pagou auxílio emergencial a 135,7 mil pessoas mortas, segundo relatório de auditoria da Controladoria-Geral da União. Além dos mortos, o benefício também foi repassado de forma indevida a pessoas com vínculo formal de trabalho, menores de idade, membros das Forças Armadas e agentes públicos.

O prejuízo aos cofres públicos nos anos de 2020 e 2021, considerando todas as fraudes, foi de quase R$ 11,3 bilhões, atingindo 5,2 milhões de beneficiários – 7,7% do total.

Só em relação aos beneficiários com “indicativo de óbito”, foram pagos mais de R$ 390 milhões. Em resposta à CGU, o Ministério da Cidadania reconheceu falha nos pagamentos: “fazíamos a avaliação do óbito pelo CPF da pessoa sem utilização da data de nascimento para uma dupla checagem”.

‘Hulk Brasileiro’ morre no dia em que completou 55 anos

Foto: Reprodução/Redes sociais

O paulista Valdir Segato, que fez sucesso nas redes sociais por causa dos seus músculos do braço, sendo conhecido como o “Hulk Brasileiro”, morreu em Ribeirão Preto. A morte dele foi registrada na terça-feira (26), mesmo dia em que o homem completou 55 anos.

A informação da morte de Segato foi confirmada ao UOL por amigos dele. Segundo um deles, Valdir passou mal em casa, chegou a ser socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a UPA Nelson Mandela, mas não resistiu. A causa da morte não foi revelada.

As últimas publicações de Segato nas redes faziam alusão ao seu aniversário. “Mais um ano de vida”, disse em uma das postagens. Com quase três mil seguidores no Instagram, ele recebeu uma série de comentários lamentando a morte.

A história de Segato ficou mundialmente conhecida ainda em 2016, quando Valdir foi entrevistado pelo tabloide britânico Daily Mail. Na ocasião, ele foi chamado de “Hulk Brasileiro” e confessou que injetava Synthol, um óleo mineral, para ficar com os braços maiores.

Preço da gasolina no Brasil está abaixo da média de 167 países

Foto: Sérgio Lima/Poder360

O preço atual da gasolina ao deixar as refinarias no Brasil está abaixo da média de 167 países, apontam os dados do portal Global Petrol Prices e ANP (Agência Nacional de Petróleo) relativos à sexta-feira (29). O litro do combustível estava em US$ 1,11. A média no universo pesquisado era de US$ 1,41.

Atualmente, o Brasil tem o 2º preço mais baixo do litro de gasolina entre os integrantes dos Brics. Grande produtora de petróleo e gás, a Rússia mantém o combustível em US$ 0,85 e lidera a lista. Na China, o valor está US$ 0,28 mais caro do que no Brasil, em US$ 1,39. Na Índia, chega a US$ 1,30 e, na África do Sul, a US$ 1,56.

É certo que grandes produtores de petróleo, como a Rússia, são predispostos a conviver com preços baixos. Na Arábia Saudita, o litro da gasolina sai das refinarias a US$ 0,62. Na Nigéria, a US$ 0,42, e nos Estados Unidos, a US$ 1,21.

O país com combustível praticamente de graça é a Venezuela. O litro da gasolina custa US$ 0,02. Mas há de se considerar, nesse caso, a taxa de câmbio de 562.686 bolívares por unidade de dólar.

Na Noruega, onde desde 1990 a Previdência Social é financiada por um fundo alimentado por recursos advindos do petróleo, o litro do combustível tem o 4º preço mais elevado da lista, de US$ 2,39. O mais caro é o de Hong Kong, de US$ 2,98.

DIESEL

No caso do preço do diesel, as coisas mudam. O litro médio do combustível no Brasil registrado pela ANP na 6ª feira (29.jul.2022) era de US$1,43. O valor está acima da média das 167 nações, de US$ 1,38. Apesar disso, o País tem o 86º preço mais em conta.

Chinês de 27 anos não consegue emprego por ter aparência de criança

Foto: REPRODUÇÃO ODDITY CENTRAL

Um homem de 27 anos que mora na cidade de Dongguan, na China, viralizou após revelar sua frustração por não conseguir um emprego. O motivo? Ter a aparência de uma criança.

Vídeos de Mao Sheng tomaram conta de redes sociais chinesas. O chinês, que jura ser maior de idade, tem uma aparência que lembra a de um pré-adolescente.

E é justamente por causa da aparência que Mao diz que as pessoas não o contratam para trabalhar.

Com medo de que autoridades pensem que há exploração e trabalho infantil, os empregadores logo descartam a contratação do rapaz.

O chinês contou em um dos vídeos que passou a procurar emprego depois que seu pai sofreu um infarto e ficou impossibilitado de trabalhar enquanto se recuperava. Mao saiu com um colega, que foi rapidamente contratado enquanto ele não recebeu oportunidades.

A história de Mao comoveu o país e, após os vídeos viralizarem, dezenas de empresários ofereceram um emprego a ele.

Segundo informações da mídia local, Mao aceitou uma dessas vagas e já está empregado, e a próxima meta é encontrar uma namorada para iniciar uma família.

Navio ‘flutuando’ no céu do Reino Unido confunde em fenômeno raro

Foto: reprodução

A imagem de um navio “flutuando” no céu da Cornualha (Reino Unido) deixou muita gente confusa na última quinta-feira (28/7), quando foi feito o registro.

Trata-se, na verdade, de uma ilusão de óptica. O fenômeno é conhecido como fata morgana (nome que vem de uma bruxa da história do Rei Arthur) ou miragem superior, uma ilusão causada pelo ar quente encontrando água fria, criando uma inversão térmica.

O tipo fenômeno é comum no Ártico, mas raro no Reino Unido (geralmente ocorre no inverno, mas o país está no verão), como ocorreu na costa da Escócia, no ano passado.

“As miragens superiores ocorrem por causa da condição climática conhecida como inversão de temperatura, onde o ar frio fica perto do mar com ar mais quente acima dele”, explicou David Braine, meteorologista da BBC.

Um absurdo aconteceu em Santa Cruz, no Hospital Municipal Aluízio Bezerra (HMAB). Dois pacientes, Hanna Letícia (27 anos) e Manoel Ferreira (86 anos).

De forma supercial, as informações é que a Hanna chegou ao hospital se queixando de dores abdominais e relatou que era alérgica ao remédio dipirona, mesmo assim a equipe médica não se atentou a isso e receitou uma medicação com dipirona, o que na hora já fez uma forte reação na moça, na tentativa de salva-la, tiraram a ventilação mecânica do Manoel Ferreira... resultado?

Ambos faleceram e agora duas famílias estão de luto por irresponsabilidade e descaso.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Carreta de algodão pega fogo e painel de Nossa Senhora Aparecida fica intacto

Nessa quinta-feira (28/7) uma carreta carregada com fardos de algodão pegou fogo. O incêndio que ocorreu na rodovia federal 267, em Bataguassu (MS), consumiu parte da carga do veículo, mas o painel de Nossa Senhora Aparecida, que estava fixado no semirreboque, permaneceu intacto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, foram utilizados cerca de 600 mil litros de água para conter as chamas. O cavalo mecânico, composto pela cabine, rodas e motor do veículo, que estavam diante do painel da padroeira do Brasil, também não foi afetado. O motorista não ficou ferido e a causa do incêndio não foi identificada.

Diversas empresas na região se uniram e utilizaram vários caminhões pipas para combater o fogo. Além disso, foi necessário utilizar maquinários para retirar a carga que estava obstruindo parte da rodovia.

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Foto: Ilustrativa

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O óbito foi registrado em Uberlândia (MG) na quinta; o paciente era um homem com baixa imunidade.

Nesta semana, a cidade de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças. A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. (Veja mais detalhes sobre a transmissão).

A doença geralmente se resolve sozinha (é autolimitada) e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Casos graves podem ocorrer, mas a varíola dos macacos é bem menos letal que a varíola humana, erradicada em 1980.
Nos últimos tempos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de letalidade da varíola dos macacos foi de cerca de 3% a 6%; para a varíola humana maior, esse percentual chegava a 30%.

A doença ainda não tem uma vacina específica, mas três vacinas já existentes contra a varíola humana podem ser usadas para proteger contra a varíola dos macacos. Alguns países já estão aplicando uma delas, mas ainda não há previsão de chegada no Brasil.

Entenda por que o RN registra noites mais frias; fim de semana tem previsão de 18ºC

Foto: Marcelo Camargo

Durante o inverno de 2022, que ainda se estende até o mês de setembro, o potiguar tem sentido as temperaturas mais amenas. Os índice mais baixos são registrados tanto em Natal quanto em municípios do interior do Rio Grande do Norte. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a capital, localizada no Leste Potiguar, vem registrando temperaturas mínimas que variam entre 19ºC e 21ºC.

Já no interior, a mínima fica a partir de 16ºC, como já registrado em Martins, no Alto Oeste Potiguar. “Esse cenário decorre do aumento da intensidade e circulação dos ventos associados à ocorrência de noites mais claras, dias mais nublados, provocando a sensação térmica mais amena”, explicou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Bristot explica que as temperaturas nesta época do ano – período de inverno no hemisfério sul e de ocorrência de mais chuvas no litoral nordestino – estão normais e espera que assim permaneçam nos anos seguintes. “Entre os anos de 2012 e 2017, o potiguar viveu um período preocupante com a temperatura mínima alcançando a marca dos 25ºC no RN. Mantida essa retomada da temperatura atual, haverá mais conforto térmico para a população”, comentou.

Para o fim de semana, a previsão da Emparn aponta que a mínima pode chegar a 18ºC no município de Venha-Ver, no Oeste Potiguar, na madrugada deste sábado (30), sendo a menor temperatura prevista para o final de semana. Em Natal, a mínima deve ficar em 23ºC.

Gigante de tecnologia investirá R$ 60 milhões para construir centro de pesquisa em 5G em parceria com Metrópole Digital

Foto: Divulgação

A Lenovo anuncia a construção de um novo centro de pesquisa e desenvolvimento voltado ao estudo da conexão 5G em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), no Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque), dentro do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O espaço, para o qual a Lenovo aplicará R$ 60 milhões, abrigará o quarto centro de pesquisas em 5G da companhia no mundo – os outros estão localizados na China, Estados Unidos e França – e deve ficar pronto em aproximadamente 18 meses.

Além da estrutura física de cerca 8,6 mil m² no terreno destinado ao Metrópole Parque e aquisição de equipamentos, a assinatura do contrato prevê, ainda, a execução de dois projetos que visam estudar maneiras de otimizar o uso de redes de 5G, contando com a produção de conhecimento e a criação de softwares capazes de controlar e gerenciar dois aspectos fundamentais desse tipo ecossistema: as redes de núcleo e as redes de rádio.

“A Lenovo está investindo cerca de R$ 60 milhões na construção de um centro de pesquisa em 5G com o objetivo de fortalecer o ecossistema e suportar o desenvolvimento de tecnologias a serem aplicadas nas mais variadas verticais da indústria”, afirma Hildebrando Lima, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Lenovo no Brasil. “Temos a missão de levar a tecnologia mais inteligente a todas as pessoas, e fazemos isso por meio do fornecimento de soluções inovadoras que só podem ser concebidas com investimento em pesquisa e desenvolvimento”, completa o executivo.

Para o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) esse investimento representa o início de um importante crescimento de seu ecossistema de inovação, uma vez que essa será a primeira empresa global a se instalar no local. “Trata-se de uma ação de suma importância para o nosso Parque. A vinda de uma empresa como a Lenovo reforçará bastante a nossa imagem e abrirá um leque de oportunidades”, destaca Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.

“Formamos desde alunos do ensino fundamental maior até pós-graduandos. Temos uma infraestrutura com datacenter e grandes laboratórios. Nosso parque tecnológico conta com uma incubadora de bastante sucesso, que já graduou 15 empresas, uma delas a maior empresa de TI do estado, e temos também uma importante diretoria de projetos. Tudo isso contribuiu para que o IMD ganhasse a credibilidade e atraísse essa importante iniciativa com a Lenovo”, avalia Ivonildo Rêgo professor e diretor geral do IMD.

Ciro diz que, se perder a eleição, não irá mais concorrer à Presidência: “Chega”

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Candidato à Presidência pelo PDT, o ex-ministro Ciro Gomes afirmou nesta sexta-feira, 29, que, caso não vença a eleição, esta será sua última campanha. Na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira, 28, ele aparece com 8% das intenções de voto.

“Esta é a razão pela qual eu, pela quarta vez, tento ser presidente do Brasil. Claro que, desta vez, chega […] porque, se eu não ganho agora, vou botar minha viola no saco, porque eu virei o bicho falante, o chato, o destemperado”, disse ao falar sobre o modelo econômico brasileiro, durante participação na 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Brasília.

MP Eleitoral recomenda que entidades religiosas do RN não se envolvam em propaganda política em 2022

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) emitiu nesta sexta-feira (29) uma recomendação para que entidades religiosas não façam propaganda eleitoral durante às eleições deste ano.

De acordo com o documento, não deve ser feito ou permitido que seja feito dentro de templos religiosos:

  • pedido de voto (mesmo que dissimulado)
  • manifestação de apoio ou agradecimento público
  • qualquer outro tipo de propaganda eleitoral (inclusive a negativa)

O documento foi enviado a mais de 10 entidades de todo o estado. Os dirigentes devem instruir aos membros, congregados ou qualquer um que faça uso da palavra tenha ciência das proibições.

Em caso de descumprimento da legislação eleitoral, os candidatos ou pré-candidatos que estejam ligados às propagandas feitas poderão ser responsabilizados pelos atos irregulares em conjunto com a entidade (representada pelo seu dirigente).

Legislação

A Lei das Eleições, de 1997, proíbe que candidatos e partidos políticos recebam doação de organizações religiosas, seja em dinheiro, estimável em dinheiro ou por meio de qualquer tipo de publicidade.

A legislação também veda a veiculação de propaganda eleitoral em bens acessíveis a população em geral, o que inclui os templos religiosos.

Ainda segundo a recomendação, nenhuma pessoa jurídica pode fazer doação eleitoral, o que reforça a impossibilidade de contribuição financeira a campanha eleitoral por entidades religiosas.

Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou entendimento de que a prática de atos de propaganda em prol de candidatos por instituição religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar hipótese de abuso de poder econômico.

Pequenos negócios são responsáveis por criar 62,9% das vagas abertas no RN em junho

Foto: reprodução/SEBRAE/RN

De cada cinco vagas de emprego formal abertas no Rio Grande do Norte em junho, pelo menos três delas foram criadas pelos pequenos negócios instalados no estado. As empresas de menor tamanho foram responsáveis pela geração de 62,9% do total de postos de trabalho com carteira assinada no sexto mês do ano ao contratar 2.269 novos trabalhadores no mês passado. Já o saldo de emprego nas corporações de maiores portes no mesmo período foi de 1.341 vagas.

As informações constam na edição de julho do Mapa do Emprego do RN, uma publicação mensal elaborada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com dados sobre o mercado de trabalho em todas as regiões do estado e sobre onde ocorreram o maior número de contratações e de desligamentos. O informativo se baseia nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de junho, que foi divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

De acordo com o boletim do Sebrae, foram realizadas 16.741 admissões e 13.135 desligamentos de empregados em junho e, por isso, o Rio Grande do Norte encerrou o sexto mês do ano com saldo de 3.606 vagas e uma massa de 445,4 mil trabalhadores contratados formalmente, o quinto maior estoque de empregos da região.

O setor de serviços lidera a lista de maiores contratações frente às demissões. Esse segmento gerou um saldo de 6.099 vagas, grande parte das oportunidades criadas na área de locação de mão de obra. No mês, a construção civil demonstrou sinais de aquecimento e foi o segundo setor que mais contratou. Ao todo, foram 4.112 novas vagas geradas, enquanto o comércio realizou 242 novas contratações. Já a indústria e o setor agropecuário tiveram perdas de postos de trabalho e amargam, respectivamente, 67 e 4.601 vagas encerradas em junho.

Em relação às cidades onde foram criadas as novas oportunidades de trabalho no estado, o Mapa do Emprego revela que Natal registrou a o maior quantitativo de novas vagas criadas. Foram abertos na capital potiguar 3.208 novos postos de trabalho. Mossoró foi a segunda maior recordista de criação de empregos em junho com um saldo de 2.429 novas vagas. Parnamirim e São Gonçalo do Amarante abriram, ambas, 560 novos empregos, e Lagoa Nova abriu outros 442. Em compensação, as maiores baixas no que se refere a encerramento de frentes de trabalho ocorreram em Baía Formosa (-1.190), Apodi (-898), Baraúna (- 615), Arês (-463) e Upanema (-367).

Pequenos geram mais de 9,1 mil vagas no primeiro semestre deste ano

Os números apresentados no Mapa do Emprego revelam que, ao longo do ano, somente as microempresas e as empresas de pequeno porte, que juntas integram o segmento dos pequenos negócios, tiveram números maiores de admissões do que de desligamentos. No primeiro semestre, os negócios de menor porte acumulam um volume de 9.140 vagas abertas. Esse número é maior que o saldo geral de empregos acumulados no Rio Grande do Norte até junho. Porém, é 38,9% menor que saldo acumulado no primeiro semestre de 2021.

Já o saldo acumulado de novos empregos nas médias empresas potiguares entre janeiro e junho deste ano é de -1.099 vagas, fruto de sucessivos encerramentos de postos de trabalho em 2022 pelo segmento. O desempenho negativo de geração de empregos nas grandes empresas no semestre é ainda maior. Essas organizações foram responsáveis pelo encerramento de 2.315 vagas. Devido a esses baixos resultados, que totalizam 3.414 vagas suprimidas, o estado chega ao fim do primeiro semestre com um saldo de 5.785 vagas. No mesmo intervalo de 2021, esse número foi: 9.680 vagas.