terça-feira, 17 de maio de 2022

WhatsApp testa saída de grupo ‘à francesa’: veja como funcionará o recurso

Foto: Getty Images

O WhatsApp continua com testes de vários novos recursos para a plataforma. A mais nova funcionalidade pode botar fim ao eventual constrangimento de sair de um grupo e todos os usuários visualizarem, sem deixar aquele “climão” que pode gerar até desentendimentos.

A expectativa é de que, em breve, seja possível sair de um grupo de maneira escondida, sem que os demais usuários saibam. Apenas seus administradores.

Com foco no crescimento dos grupos da plataforma de mensagens, o WhatsApp apresentou ao longo deste ano novas funcionalidades, como as reações que dão maior fluidez nas conversas em grupos muito grandes e aumento da capacidade de compartilhamento de dados e interação. Mas uma saída silenciosa, em que apenas o administrador do grupo é notificado, pode trazer uma tranquilidade maior para os usuários.

Como vai funcionar a saída ‘à francesa’

Se você costuma esperar a madrugada para sair dos grupos com finalidade de não chamar muita atenção, o recurso em desenvolvimento pode garantir uma discrição maior.

Com essa nova função, ao invés de todo o grupo visualizar a saída de algum integrante, apenas o administrador tomará conhecimento.

O clássico aviso “fulano de tal saiu” no grupo, notificando os demais usuários, como normalmente acontece, deixará de existir. Essa informação será enviada apenas para o administrador do grupo, sem que os demais tomem conhecimento através da plataforma.

Assim, muitos usuários que acabam acumulando vários grupos para evitarem as explicações sobre sua saída, agora poderão deixar as comunidades sem trauma.

Outras novidades no WhatsApp

Reação às mensagens

A mais nova atualização do WhatsApp permite que o usuário reaja às mensagens através de emojis. Semelhante à funcionalidade do Instagram e do Telegram, o novo recurso era um grande pedido dos usuários para facilitar o encerramento de conversas ou as interações em grupos.

Apenas alguns emojis foram selecionados para essa fase do recurso, mas em breve haverá suporte para outros emojis com todos os tons de pele, segundo Mark Zuckerberg.

A novidade chegou no começo de maio e já está presente em aparelhos Android, IOs e desktop.

Compartilhamento de arquivos maiores

No início de maio, a Meta anunciou o aumento da capacidade de envio de arquivos de 100 MB para 2 GB, um grande salto para que arquivos maiores possam circular na plataforma, como já acontece em outros aplicativos de mensagem, como o Telegram.

Expansão dos grupos

Em abril, em outro anúncio, a Meta informou que vai aumentar a capacidade de usuários nos grupos de WhatsApp, de 256 para 512 usuários, o dobro da capacidade anterior.

Esse recurso já é possível para alguns usuários e deve ficar disponível no Brasil até o fim do ano devido às eleições, o que gerou até uma crise com o governo Jair Bolsonaro (PL).

WhatsApp Premium para contas comerciais

O WhatsApp Business, a versão comercial do mensageiro, também vai ganhar novas atualizações em breve. O novo WhatsApp Premium ainda está em desenvolvimento, mas já tem nome e promete novas funcionalidades para os negócios através de um plano de assinatura.

O plano de assinatura para contas comerciais permitirá que até 10 dispositivos sejam associados a mesma conta e cada dispositivo pode contar com um nome de identificação escolhido pelo usuário.

Outra funcionalidade será o link curto personalizado, que pode ser utilizado pelas marcas como uma forma de identificação mais fácil que agiliza o contato com a empresa. É um link único que pode ser alterado uma vez a cada 90 dias.

Esses recursos serão exclusivos para o WhatsApp Business e ainda estão em desenvolvimento, a expectativa é de que em breve mais detalhes sobre o plano de assinatura sejam revelados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário