terça-feira, 24 de maio de 2022

Ibama aplicou 3800 infrações contra desmatamento em 2022

Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Nos primeiros 4 meses deste ano, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizou 3.800 autos de infração por desmatamento da Amazônia, arrecadando mais de R$ 280 milhões em multas. Os dados foram repassados pelo diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Samuel Vieira de Souza, ao programa A Voz do Brasil na segunda-feira (23.mai.2022).

Segundo Souza, no ano passado, o órgão realizou mais de 11.500 ações de fiscalização. Desse total, 3.800 ações foram contra o desmatamento do bioma amazônico. Foram 9.162 autos de infração e mais de R$ 163 bilhões em multas.

O Ibama atua com prioridade nos Estados do Pará, sul do Amazonas, Rondônia e norte do Mato Grosso. “São essas áreas hoje, esse arco do desmatamento que nós procuramos efetivar nossas ações para combater mais efetivamente o desmatamento.”

O instituto também trabalha em outras frentes, como tráfico de flora e fauna, biopirataria e a pesca ilegal. Para aumentar a fiscalização, no 2º semestre, o órgão deve receber mais 500 servidores aprovados em concurso. Além disso, o Ibama também adquiriu sistemas de monitoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário