domingo, 22 de maio de 2022

Saiba as datas dos debates dos candidatos à Presidência em 2022

Até o momento, 16 debates entre os candidatos à Presidência da República foram anunciados em 2022. Foram marcados 9 encontros para o 1º turno e outros 7 no 2º turno. Só o Jornal Folha de São Paulo (SP) e o portal UOL terão o debate transmitido exclusivamente pela internet. Todos os outros serão veiculados nas TVs e rádios.

Segundo informações do portal de notícias Poder360, o Presidente Jair Bolsonaro (PL) não pretende ir aos debates no 1º turno. Por isso, o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) preferiria não ir, temendo ser alvo dos demais. As equipes de campanha, porém, ainda não bateram o martelo sobre a questão.

Será a 1ª vez desde a redemocratização que a Rede Bandeirantes não transmitirá o debate inaugural de 1º turno. O canal tem o programa agendado para 14 de agosto. O pontapé será dado pela CNN em 6 de agosto. Eis as datas e os veículos que já marcaram a realização dos debates:


A última vez que a transmissão de um debate foi realizada em meio online foi em 2010, quando a Folha de S.Paulo e o UOL receberam em estúdio os então candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). Os debates transmitidos exclusivamente na internet podem convidar menos candidatos, porque os canais são privados.

Os encontros em TVs e rádios, por serem realizados em concessões públicas, estão obrigados a chamar postulantes de partidos ou coligações que têm, no mínimo, 5 congressistas (deputados e senadores), conforme Art. 46 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504 de 1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário