sexta-feira, 20 de maio de 2022

RN é o estado mais ‘desorganizado’ em despesas com pessoal, mostra levantamento

 

O Rio Grande do Norte (RN) foi o estado que mais ultrapassou o limite de gastos com pessoal em 2021. Conforme o levantamento apontado pelo Brasil Em Mapas, o estado lidera o ranking das oito unidades federativas que romperam a barreira dos 57%, estipulados como limite da receita corrente líquida.

Atrás do RN, que usou 68,7% da renda, os estados do Rio de Janeiro (RJ) (67%) e Minas Gerais (MG) (64%) obtém os maiores índices. No Nordeste, a Paraíba (PB) (63%) é o segundo estado que possui o maior percentual de gastos acima do limite.

O excesso de gastos com pessoal é parte relevante dos motivos da crise fiscal vivenciada historicamente por estes estados. Conforme apontado pelo levantamento, a economia que estes estados teriam caso respeitassem os limites da Lei de responsabilidade fiscal é bilionária.

Os casos mais significativos historicamente são de RJ, MG e Rio Grande do Sul (RS). Ainda de acordo com o estudo, o Rio de Janeiro economizaria R$ 7,8 bilhões caso conseguisse conter esses gastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário