sábado, 21 de maio de 2022

Parque nacional no RJ registra temperatura mais baixa do Brasil: -7,6ºC

Foto: divulgação/ICMBIO

A onda de frio que atinge o Rio de Janeiro não tem dado trégua. No Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, neste sábado (21), a temperatura mais baixa do ano no país até o momento: -7,6°C, detectada entre 5h e 6h.

A estação do Inmet fica a cerca de 2,7 mil metros de altitude. No local, durante a semana, já havia ocorrido um fenômeno raro conhecido como sincelo: quando o nevoeiro congela, o que provoca na natureza um aspecto semelhante ao gelo e faz com que o público acredite que tenha nevado ou geado na localidade, por conta do aspecto da vegetação.

Até então, a temperatura mais baixa registrada no país, segundo o Inmet, era de segunda-feira (17), no mesmo local: -4,7°C. Meteorologista do instituto, Heráclio Alves explica que as temperaturas muito baixas são recorrentes na região.

“É uma área na qual elas são comuns, porque há a combinação da massa de ar frio com a altitude. Essa estação fica em uma área muito alta, que não é parâmetro nem mesmo para a altitude de Itatiaia. Então, é uma exceção, na qual geralmente há sempre temperaturas muito frias”, afirma o especialista.

O parque tem uma outra estação, que não é oficial. No equipamento, administrado pelo próprio parque e localizada em uma área mais baixa e úmida, a temperatura registrada foi ainda inferior: -9,2°C, entre 4h44 e 4h54.

O diretor da unidade de conservação, coronel Luiz Aragão disse que, depois disto, não houve mais medições. “A estação saiu do ar. É provável que a temperatura tenha sido ainda mais baixa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário