sábado, 23 de outubro de 2021

Chuvas melhoram nível dos reservatórios e aliviam crise hídrica

O nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país —as mais afetadas pela maior crise hídrica dos últimos 91 anos— voltou a subir por conta das chuvas das últimas semanas. Segundo dados divulgados pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) nessa sexta-feira (22), a alta no mês é de 0,9%.

O operador informou que os reservatórios de Sudeste e Centro-Oeste atingiram, em média, 17,6% da capacidade de armazenamento de energia na 5ª feira (21.out). Já a região Sul teve alta de 15,2%, atingindo média de 43,8% da capacidade.

As regiões Norte e Nordeste registraram queda e operam com 50,3% e 36,6% da capacidade, respectivamente. Ao todo, o nível dos reservatórios do país está em 24,5%.

Previsão

O relatório do ONS prevê um volume de chuva de 133% da média histórica nas regiões Sudeste e Centro-Oeste para a semana que vem. No Sul, o volume deve ser de 83% da média histórica.

Como consequência das chuvas e de outras medidas implantadas para conter a crise —como diminuição da vazão de água—, o operador estima que o subsistema Sudeste/Centro-Oeste termine o mês de outubro com 17,8% da sua capacidade. A previsão para a região Sul é de 44,3%.

O aumento de precipitações nas últimas duas semanas não é o único motivo da melhora nas condições dos reservatórios, o conjunto de medidas adotadas pelo operador foi decisivo para um resultado mais otimista”, disse o operador em comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário