Natal celebrará o Dia dos Dados Abertos 2020 na próxima sexta-feira (06), no Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). E ainda haverá uma programação bônus no sábado (07) até às 13h. Serão momentos para discutir como dados abertos podem contribuir para a democracia, economia e ciência.
O evento terá mais de 19 horas de minicursos, painéis e palestras sobre temas, como: o uso de dados para previsão do tempo, gestão fiscal e participação cidadã. Para quem possui conhecimento básico em linguagem de programação, haverá dois minicursos na sexta-feira (06).
o Tribunal de Contas do Estado estará representado pelos servidores Frederico Pranto (DIN), que compõe a organização do evento e terá uma palestra intitulada: “Verde, Amarelo ou Vermelho: Como avaliar a prontidão para abertura de dados de uma instituição pública?”; e André Gustavo (DIN), com a palestra: “Relação entre a transparência pública e a gestão fiscal nos municípios brasileiros”.
O Open Data Day (nome original em inglês) é dedicado a todo cidadão que queira ampliar os meios para exercer a cidadania. O objetivo é envolver representantes do poder público, empresas, comunidade acadêmica e sociedade civil num debate multidisciplinar sobre como a abertura de dados pode desenvolver uma sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário