
No penúltimo dia da expedição, nesta quinta-feira (2), o gestor estadual foi ao Parque Nacional de Alta Tecnologia de Suzhou. Pelas redes sociais, Robinson afirmou que “os chineses manifestaram interesse em importar produtos potiguares, como frutas, peixe e camarão”. A comitiva que viajou a China é formada pelo governador e por Flávio Azevedo, secretário de Desenvolvimento Econômico; Carlos Alberto Santos, diretor-presidente da Potigás; Flávio Oliveira, secretário-adjunto do Gabinete Civil; diretores da FIERN (Federação das Indústrias do RN); e o deputado federal Rafael Motta (PSB).O governador Robinson Faria encerra nesta sexta-feira (3) sua viagem oficial à China, iniciada no último dia 20 de fevereiro. O objetivo da visita ao país oriental é se reunir com empresários locais no intuito de angariar investimentos para o Rio Grande do Norte em diversas áreas.
Na última quarta-feira (1°), a equipe visitou a Canny Elevator, a maior fabricante chinesa de elevadores e escadas rolantes, localizada na cidade de Suzhou. A empresa pretende implantar um centro de assistência e treinamento para começar a operar no Brasil. Após esta visita, o governador se reuniu com representantes do Fundo de Investimentos do governo chinês para apresentar os potenciais do RN na fruticultura, na área portuária e outras atividades comerciais. “Após a apresentação, os investidores manifestaram o interesse em ir ao Rio Grande do Norte e conhecer de perto nosso estado”, contou Robinson.
Na segunda-feira (27), o encontro foi com a diretoria da indústria fabricante de placas fotovoltaicas para produção de energia solar Chint Eletrics Co. Na ocasião, na cidade de Xangai, foi assinado um protocolo de intenções para a construção de uma fábrica da Chint no Rio Grande do Norte. “A nossa missão comercial à China é bem sucedida e a assinatura deste acordo de cooperação tecnológica e estratégica com a Chint vai gerar emprego e renda em nosso estado e atrair novos investimentos”, destacou o gestor.
O governador também visitou uma estação de trem na cidade de Hangzhou onde o grupo Chint Eletrics Co tem uma fábrica e instalou o sistema de produção de energia solar. São 150 mil metros de placas fotovoltaicas que geram 40% da energia consumida pela estação.
Na sexta-feira (24), o governador se reuniu com empresários e investidores na sede da Câmara de Comércio da cidade de Hong Kong para tratar da construção de um porto privado e exportação de frutas. Na reunião, Robinson e a comitiva potiguar trataram da instalação de uma fábrica de placas coletoras de energia solar, de novos investimentos em energia eólica, construção de um porto privado e exportações de frutas para os chineses
Nenhum comentário:
Postar um comentário