Os eclipses solares são fenômenos astronômicos que têm cativado pessoas de todas as idades e origens ao longo da história. E em 14 de outubro de 2023, um evento celestial raro está prestes a acontecer, onde a lua vai se alinhar com o sol e projetar sua sombra sobre o estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o professor e astrofísico José Dias do Nascimento, projeções astronômicas apontam que a linha do eclipse solar anular cruzará o planeta exatamente na altura da cidade de Caicó, fazendo com que ela seja uma das cidades do Brasil que terão máxima abrangência para a observação do eclipse.
“Caicó, além das condições meteorológicas, estará na zona de máxima abrangência do eclipse, por isso, realizaremos na cidade um evento de observação que deve desempenhar um papel fundamental nas atividades de extensão da UFRN em 2023”.
O Grupo de Estrutura Estelar e Exoplanetas (Ge3), pertencente ao Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em colaboração com professores da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT-UFRN), está liderando o evento de observação do eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023, em Caicó. Este será um evento apoiado pela Pro-reitoria de Extensão e ligado ao Micro-Observatório Astronómico da UFRN. O encontro deve fornecer informações precisas sobre o eclipse e promover a conscientização sobre os riscos associados à observação direta do Sol.
A iniciativa conta com a participação de estudantes de Física da UFRN, astrônomos amadores e professores, que desempenharão papéis cruciais como palestrantes, coordenadores e produtores de materiais educacionais, incluindo óculos de proteção.
A observação do eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023, em Caicó, será liderada por um grupo de professores da UFRN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário