sexta-feira, 21 de julho de 2023

Minha Casa, Minha Vida vai atender a classe média? Veja limites de renda

O programa Minha Casa, Minha Vida vai atender famílias com renda bruta mensal de até R$ 8.000. Isto significa que pessoas de classe média podem financiar um imóvel pelo programa.

Quem faz parte da classe média?

  • As famílias que recebem um pouco acima de R$ 5.000 por mês podem ser classificadas assim. De acordo com a definição do Ipea, a classe média é formada pelos brasileiros que têm renda domiciliar mensal entre R$ 5.037,94 e R$ 10.075,88.
  • Famílias com renda de até R$ 8.000 têm direito ao programa. O valor inclui a renda de todas as pessoas que moram dentro da mesma casa. O Minha Casa Minha Vida estabelece três faixas de renda (Veja mais abaixo as regras).
  • Dá para financiar imóveis de até R$ 350 mil pelo Minha Casa Minha Vida. Não há subsídio para a entrada do imóvel, mas as famílias da chamada faixa 3 do programa podem aproveitar de taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado. As taxas variam de acordo com a região do país em que a família mora (veja a tabela abaixo).
  • Um jovem que mora com os pais e recebe hoje menos de R$ 8.000 também pode comprar uma casa pelo programa. Se a renda da família for maior do que R$ 8.000, a regra vale desde que ele vá comprar um imóvel sozinho.

Quem tem direito ao Minha Casa, Minha Vida?

  • As faixas de renda foram ampliadas no novo Minha Casa, Minha Vida. Podem participar do programa as famílias com renda mensal de até R$ 8.000 em áreas urbanas ou renda anual de até R$ 96 mil em áreas rurais.
  • Os beneficiários podem ser contemplados com unidades construídas com recursos da União ou financiadas. O programa foi criado em 2009, já entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais e é gerido pelo Ministério das Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário