Restaurantes, bares, lanchonetes e padarias registraram alta real de 8,2% no faturamento em março, em comparação com o mesmo mês de 2021, após recuo de 4,9% em fevereiro. O dado faz parte de levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com a Alelo, obtido com exclusividade pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Os supermercados foram na direção contrária e tiveram queda de 14,0% no período, maior que a contração de 12,8% no mês anterior. Os Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) revelam ainda um crescimento de 15,2% na quantidade de vendas e de 1,7% no número de estabelecimentos que efetivaram pelo menos uma transação no mês de março.
“Esses resultados são reflexo da volta ao trabalho presencial e dos eventos sociais. Já no caso dos supermercados, a elevação nos preços dos alimentos tende a afetar o comportamento dos consumidores”, explica o presidente da Alelo, Cesario Nakamura.
Nos Índices de Consumo em Supermercados (ICS), os dados de março mostraram um recuo de 15,3% na quantidade de vendas. O número de estabelecimentos que realizaram pelo menos uma venda, por sua vez, caiu 2,0%.
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