terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Temporada de cruzeiros começa oficialmente sexta-feira no Porto de Natal



Um pequeno navio de passageiros, o MS Hamburg, com capacidade para 400 pessoas, abre nesta sexta-feira, 6, a temporada de cruzeiros no Porto de Natal, que encerra em 16 de abril.
Serão, ao todo, quatro navios na temporada toda, que termina em abril, o equivalente a uma quinzena de movimentação nos terminais de passageiros de Recife e Salvador.
De bandeira de Bahamas, o MS Hamburg tem chegada prevista para às 13h, vindo de Belém para Recife, mas seus planos de zarpar às 18h estão suspensos pela impossibilidade de Natal manter qualquer movimentação noturna por questões de segurança.
Esta limitação é vista como mais um inconveniente que retira competitividade do terminal potiguar e repercute nos escassos navios de passageiros que param por aqui.
Sempre foi assim, desde que o terminal de passageiros do Porto de Natal foi inaugurado em 2014. Nesse ano, a capital potiguar recebeu quatro cruzeiros na temporada que se estendeu para 2015; sete cruzeiros na temporada 2015/2016; quatro cruzeiros na temporada 2016/2017; cinco na temporada entre 2017/2018 e novamente quatro na atual temporada, que começa oficialmente nesta sexta-feira.
Depois do MS Hamburg, as próximas paradas previstas são o MS Marco Polo, de propriedade do Global Maritime Group, com sede no Reino Unido, com capacidade para 800 passageiros; o Seabourn Quest, do grupo Carnival, com apenas 450 passageiros e, finalmente, o MS Pacific Princess, um navio de cruzeiro de propriedade da Princess Cruises, operado pela Princess Cruises e pela P & O Cruises Australia.
Entre as limitações do Porto de Natal para receber um número maior de navios de passageiros, limitando-se apenas aos chamados transatlânticos compactos, com capacidade para até 900 passageiros, estão a própria altura do vão central da ponte Newton Navarro, com altura de apenas 55 metros, e a falta de defensas em seus pilares, o que levou a Justiça a proibir qualquer navio, seja de passageiros ou cargas, circularem depois das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário