Uma das vertentes apuradas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), através da Câmara Técnica de Mapeamento de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), foi em qual região da capital potiguar os crimes têm maior incidência.
Com 217 casos, a Zona Norte aparece disparada em primeiro lugar. Na segunda posição, a Zona Oeste registra 195 assassinatos. Em terceiro, com um número bem abaixo, aparece a região Leste, com 73, e em quarto a Zona Sul, com 36 mortes identificadas.
Leia mais:
Os índices da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) foram os responsáveis por apontar os bairros mais violentos de Natal. Pajuçara e Redinha, que formam a AISP-13, somaram 66 homicídios até agora. Nossa Senhora da Apresentação (AISP-09), com 64 casos, aparece na segunda posição.
Igapó, Potengi e Salinas (AISP-12), além de Dix Sept-Rosado, Nazaré, Cidade da Esperança e Cidade Nova (AISP-08), com 53 casos, são os seguintes da lista.
No ano passado, dados levaram Natal a ser considerada a capital mais violenta do país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em 2015, foram 78,4 assassinatos por cada 100 mil habitantes — um crescimento de 97% em relação a 2014, quando ocorreram 39,8 mortes/100 mil habitantes.
Desde abril de 2014 o Rio Grande do Norte está em estado de calamidade pública no seu sistema penitenciário. O decreto já foi renovado em três oportunidades, sendo a última delas em setembro deste ano. Este cenário pode estar contribuindo para o aumento da criminalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário