terça-feira, 27 de dezembro de 2016
Em ano de crise, Natal perde posição no ranking do PIB entre capitais do país
A Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios brasileiros aponta queda na posição de Natal no ranking das capitais.
No ano de 2017, a capital potiguar passou da 16º colocação, para a 17º, ficando atrás da cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Na relação com todos os municípios do Brasil, Natal ocupa o 39º lugar.
Entre as capitais nordestinas, Natal ocupa a 5º colocação. Em primeiro lugar está Fortaleza, seguida por Salvador (BA), Recife (PE) e São Luiz (MA). Na série histórica da pesquisa do cálculo do PIB, entre 2002 e 2014, a cidade de Natal foi a que menos cresceu economicamente no Nordeste.
Em entrevista ao Portal Agora RN, Ivanilton Passos, analista do IBGE, explica que principal elemento atravancador do crescimento do município é a falta de investimento na área de produção unida a queda na venda de produtos e derivados de petróleo e gás.
“Natal tem uma dependência muito grande da administração pública e comércio, então, precisamos investir mais na área de produção, nas indústrias que já existem e nos setores de infraestrutura. É preciso que haja mais qualificação da mão de obra para que haja investimento de grandes empresas. Desenvolver mais essa área de serviço”, explica.
As principais atividades econômicas em Natal no ano de 2014 foram:
– Serviços;
– Comércio;
– Administração pública;
– Atividades imobiliárias;
– Obras públicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário