domingo, 4 de dezembro de 2016

Curiosidade: Mulheres muito próximas sincronizam a menstruação?



Uma teoria forte, difundida na década de 70, para esta sincronização se basearia em uma estratégia feminina evolutiva de cooperação mútua. Ou seja, se as mulheres menstruarem juntas, o período fértil também coincidiria, o que impede que um único homem engravide todas ao mesmo tempo.

Mas diversas pesquisas realizadas neste campo, no entanto, não encontraram qualquer evidência que explicasse a sincronia dos ciclos.

Segundo a Folha de S. Paulo, recentemente, pesquisadores resolveram investigar se a sincronização poderia estar atribuída à casualidade. Para provar a teoria, compararam dados, coletados durante seis anos, de ciclos de babuínos. Chegaram a duas conclusões: na primeira, o modelo seguia a ideia da "estratégia evolutiva", já a segunda, os padrões foram atribuídos ao acaso.

Embora estudos no futuro possam comprovar as bases científicas deste fenômeno, muitos pesquisadores permanecem céticos. "Talvez, o que a gente observa atualmente nada mais seja do que o acaso", diz Alexandra Alvergne, professora-adjunta de Antropologia Biocultural na Universidade de Oxford.

Nenhum comentário:

Postar um comentário