quinta-feira, 30 de junho de 2022

Delegacias regionais do RN passarão a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana

Foto: Elisa Elsie

A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (4), todas as 10 delegacias regionais do Rio Grande do Norte passarão a funcionar 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. Até então, somente as delegacias regionais de Caicó e Mossoró ofereciam atendimento das 8h às 18h e, depois, regime de plantão até as 8h do dia seguinte.

Mas, agora, as outras oitos delegacias regionais terão expandidos os seus horários de atendimento, e passarão a funcionar da mesma forma: das 8h às 18h em horário normal e, após esse horário, terão regime de plantão, das 18h até às 8h do dia seguinte, em qualquer dia da semana. Governo vai investir R$ 4.132.752,00 para a expansão desses atendimentos.

Confira a lista das delegacias:

  • 1ª Delegacia Regional de São Paulo do Potengi
  • 2ª Delegacia Regional de Mossoró (já tinha esse regime de atendimento)
  • 3ª Delegacia Regional de Caicó (já tinha esse regime de atendimento)
  • 4ª Delegacia Regional de Pau dos Ferros
  • 5ª Delegacia Regional de Macau
  • 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz
  • 7ª Delegacia Regional de Patu
  • 8ª Delegacia Regional de Alexandria
  • 9ª Delegacia Regional de Santa Cruz
  • 10ª Delegacia Regional de João Câmara

Rio Grande do Norte tem 30.850 casos suspeitos de dengue notificados

Foto: Pixabay

Foram notificados 30.850 casos suspeitos de dengue no Rio Grande do Norte, dos quais 4.614 foram confirmados, 27.252 casos considerados prováveis, 3.598 descartados, dois óbitos confirmados e 19 em processo de investigação. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira em boletim de arboviroses no estado. A incidência apresentada foi de 765,31 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Com relação à Chikungunya, foram notificados no RN, até a Semana Epidemiológica 24, 10.559 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 1.634 casos, 9.146 casos considerados prováveis, 1.413 descartados e nenhum óbito confirmado e três em processo de investigação. A incidência foi de 256,84 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Já no que diz respeito à Zika, entre a semana epidemiológica 1 e 24 de 2022 no RN, foram notificados 3.673 casos suspeitos da doença, sendo confirmados 232 casos, 3.002 casos considerados prováveis, 671 descartados e nenhum óbito confirmado. A incidência foi de 84,30 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Com relação a casos de Zika em gestante, houve 10 casos confirmados em 2022, por critério laboratorial. O quantitativo de casos de Zika em gestantes é destacado na análise do cenário epidemiológico, devido à capacidade do Zika Vírus provocar microcefalia ou alterações no sistema nervoso central do feto gestado.

Com hérnia de disco, Wesley Safadão se afasta temporariamente dos palcos

Foto: Reprodução

Após ter cancelado shows no último final de semana, o cantor Wesley Safadão teve de se afastar temporariamente dos palcos. A assessoria do artista publicou um comunicado no perfil oficial do Instagram nesta quarta-feira (29) dizendo que o motivo se deu por orientação médica.

Conforme a nota, Wesley sentiu dores na coluna e dormência nas pernas e foi diagnosticado com “hérnia discal entre a terceira e a quarta vértebra lombar, com estreitamento do canal vertebral e importante compressão das estruturas neurológicas dentro deste canal”.

O cantor teve de ser internado “para tratamento intenso” e permanecerá em repouso. Por isso, todas as apresentações agendadas até o dia 6 de julho foram canceladas.

Nesta quinta-feira (30), o perfil de Wesley publicou um vídeo do artista cantando a música gospel Deus Tem Um Plano, gravada pelo cantor no ano passado. Nos comentários, o cantor agradeceu o carinho dos fãs.

Confira os pontos onde serão instalados os novos radares de trânsito em Natal

Foto: reprodução/Agora RN

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) iniciou a implementação de novos radares em cinco vias de Natal que devem começar a funcionar na segunda quinzena de julho.

Ao todo, a fiscalização eletrônica vai monitorar 76 faixas de rolamento nessas avenidas. Segundo o Detran, os locais já estão sendo sinalizados com placas que determinarão a velocidade máxima permitida em cada trecho.

Confira abaixo as vias que vão receber os equipamentos: 

Via Costeira (RN-301)
>> Hotel Ocean Palace (4 faixas monitoradas);
>> Torre telefônica (4 faixas);
>> Posto da Polícia Militar (2faixas);
>> Hotel embargado (4 faixas).

Av. João Medeiros Filho (RN-302)
>> UERN (2 faixas);
>> Comjol (4 faixas);
>> Entre Motel Eros e Iskisita (4 faixas);
>> Cruzamento com Av.Itapetinga (2 faixas).

Pontos de instalação dos radares
(até final de setembro)

Av. Eng. Roberto Freire (RN-063)
>> Banco do Brasil (6 faixas);
>> Cruzamento com Av. Praia de Tibau/Feira de Artesanato (4 faixas);
>> Cruzamento com Via Costeira (6 faixas);
>> Praia Shopping (6 faixas);
>> Nordestão/Cidade Jardim (8 faixas).

Prolongamento da Prudente
>> Parque da Cidade (4 faixas);
>> Ponte do Rio Pitimbu (4 faixas);

Rota do Sol
>> Barreira do Inferno (4 faixas);
>> Cruzamento com a Mucio V. Ribeiro Dantas/Edifício Portamaris (4 faixas).

Com informações de Agora RN e Tribuna do Norte

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Morre aos 53 anos empresário dono das Óticas Diniz

O Empresário Aldenir Monteiro Diniz, de 53 anos, faleceu na madrugada desta segunda-feira (27), vítima de um infarto. Aldenir era uma dos proprietários das franquias da Óticas Diniz e irmão de Arione Diniz, fundador das óticas Diniz, uma das maiores redes de óticas do Brasil.

De acordo com informações de amigos, Adenir estava em sua casa em Maceió (AL), quando sofreu um infarto na madrugada desta segunda-feira, dia 27. Ele chegou a ser socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu.

O corpo do empresário está sendo velado no Cemitério Parque das Flores, na parte alta de Maceió (AL), onde ocorre o sepultamento previsto para as 11 horas desta terça-feira (28). O empresário deixa esposa e dois filhos.

Aldenir Monteiro Diniz era dono de oito lojas que geram uma média de 100 empregos diretos. Ele era natural do município de Catolé do Rocha (PB).

Globo News destaca que o PSB ainda aguarda apoio do PT a Rafael Motta no RN

De acordo com a Globo News, o PSB ainda está no aguardo do apoio do PT à pré-candidatura do Deputado Federal Rafael Motta ao Senado.

A informação foi revelada em análise do jornalista Nilson Klava.

O reforço ao nome de Rafael acontece em meio ao possível recuo de Márcio França na pré-candidatura ao Governo de SP. O PT quer a desistência de França para apoiar Haddad.

Além do Rio Grande do Norte (RN) e São Paulo (SP), o PT precisa desatar nós com o PSB no Espírito Santo (ES), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Sul (RG) e Acre.

Tomba comemora resultado da Pesquisa Consult/TV Ponta Negra

 

A Pesquisa Consult, divulgada nesta terça-feira (28), pela TV Ponta Negra, reafirma mais uma o cacife eleitoral do deputado estadual Tomba Farias (PSDB) no Rio Grande do Norte (RN). De acordo com o levantamento estatístico, se a eleição fosse hoje, Tomba seria eleito em primeiro lugar para a Assembleia Legislativa.  O parlamentar ocupa a “pole position” na corrida eleitoral, registrando 1,24 pontos percentuais junto à preferência do eleitorado.

Em seguida, empatados com 1,18%, aparecem os deputados e candidatos à reeleição, Ubaldo Fernandes e George Soares. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, ocupa a terceira posição, com 1,12 %.

Abaixo de 1,0 ponto percentual estão os seguintes nome:

Nélter Queiroz com 0,88%; Cristiane Dantas com 0,82%; Adjuto Dias, Coronel Azevedo, Doutor Bernardo e Getúlio Rego com 0,76%; Kléber Rodrigues com 0,71%; Isolda Dantas, Terezinha Maia e Vivaldo Costa com 0,65%; Albert Dickson com 0,59%; Gustavo Carvalho e Neílton com 0,47%; Galeno Torquato com 0,41%; Eudiane Macedo com 0,35%; Francisco do PT e Luiz Eduardo com 0,35%; Raimundo Fernandes, José Dias e Larissa Rosado com 0,29%;  Hemano Morais  0.18%; Luiz Almir 0.18%; Thábata Pimenta 0.18%; Taveira Júnior 0.18%; Kalps Lima 0.12%; Dvaneide 0.12%; Jacó Jácome 0.12%; Camila Araújo 0.12%; Mineiro 0.12%; e Paulinho Freire; Hermínio Félix 0.12%; Eliabe 0.12%; Maurício Filho 0.12%; Kerginaldo 0.12%; Messias Araújo 0.12%; Sandra Rosado 0.12%; Antônio Bolota 0.12%; Jadson 0.12%; Jorge do Rosário 0.12%; e Anax 0.12%.

Os demais nomes pontuaram abaixo de 0,10%.

Foram realizadas 1700 entrevistas, distribuídas nas 12 regiões do Rio Grande do Norte. O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022. 

Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95%.

A pesquisa de opinião pública foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com os protocolos BR-00969/2022 e RN/02501/2022.

Procon fiscaliza se agências bancárias em Natal cumprem tempo máximo de espera em filas

Foto: Divulgação

O Procon Natal intensifica a fiscalização mais uma vez esta semana nas agências bancárias. Junto à comissão de defesa do consumidor da Câmara Municipal de Natal. O intuito é fiscalizar o tempo de espera previsto na Lei Municipal n 6.666/2017, em que obriga as agências bancárias, no âmbito do Município, a colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixa, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável, e dá outras providências, como o tempo de espera de no máximo 30 minutos em dias normais e de 45 minutos em véspera de feriados ou após feriados prolongados para que o cliente seja atendido.

A legislação vigente em Natal (Lei Nº 6.666 de 30 de março de 2017) diz que as agências bancárias em Natal ficam “obrigadas a colocar, à disposição dos usuários, pessoal suficiente em todos os seus setores de atendimento, para que seja efetivado em tempo razoável”. De acordo com o Procon, o tempo considerado razoável é de 30 minutos com tolerância de mais 45 minutos, após a entrega da ficha de atendimento, sem considerar a espera na área externa do banco.

A lei diz ainda que os bancos devem “fornecer aos seus usuários, o comprovante do horário em que os mesmos tiverem acesso às filas, como também quando do término do atendimento, sendo o mesmo obrigatório para todos os setores e serviços oferecidos pela Agência, inclusive na triagem, sendo, portanto, esse o tempo gasto com o atendimento”.

Diogo Capuxú, diretor técnico do Procon Natal, explica que com os horários de entrada e saída do banco, o cliente poderá comprovar o eventual atraso e abrir um processo junto ao órgão de defesa do consumidor para aplicação de multa ao banco. “É o que o Procon Natal orienta. Para entrar no banco o usuário recebe uma fichinha e nela tem o horário em que o cliente deu entrada para ser atendido, então é preciso que após o atendimento o cliente peça ao atendente que coloque o horário do término do atendimento, de caneta mesmo, carimbado, para comprovar o tempo que ele passou lá. O bancário tem obrigação de fazer isso. Passar duas, três, quatro horas em um banco, isso não existe”, detalha.

De acordo com o Procon Natal, as denúncias contra bancos ainda são baixas, em função do próprio desconhecimento da lei por parte dos clientes. O valor das punições é variável e se baseia nos últimos três meses de faturamento das instituições. O diretor afirma que planeja novas campanhas de conscientização sobre o tema, com visita de fiscais às agências e distribuição de cartilhas educativas.

Pedro Avelino entre as 7 cidades brasileiras classificadas para recursos do SENASP

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Pedro Avelino foi uma das 7 cidades brasileiras classificadas para receber recursos para a segurança pública, por meio de convênio com a SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Governo Federal. Foram enviadas 122 propostas de todo o Brasil, sendo 20 delas habilitadas e somente 7 classificadas, entre elas o município do Sertão Central Cabugi, o único do Norte/Nordeste.

Para o prefeito de Pedro Avelino, Alexandre Sobrinho, “isto demonstra a seriedade com que tratamos nossos processos internos, na busca de parcerias e convênios, bem como a prioridade que damos para ajudar no esforço de segurança, por meio da nossa Guarda Municipal”.

Inmet emite alerta de chuvas intensas em 11 municípios do RN

Foto: José Aldenir

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 11 municípios do Oeste do Rio Grande do Norte. O aviso começou a valer às 10h desta terça-feira 28 e segue válido até 10h desta quarta 29.

O alerta é da cor amarela, ou seja, de “perigo potencial”, o primeiro numa escala de três níveis – os outros são “perigo” e “grande perigo”.Nesse tipo de alerta, as chuvas ficam entre 20 e 30 milímetros por hora e vão até 50 mm/dia. Além disso, os ventos podem correr entre 40-60 km/h.

Os municípios que receberam alerta são: Açu, Alto do Rodrigues, Areia Branca, Baraúna, Carnaubais, Grossos, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Serra do Mel e Tibau.

O órgão diz que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não ficar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Poder público é o maior empregador do Rio Grande do Norte e acumula 105 mil trabalhadores

Foto: divulgação

Embora caindo 1,7% quando comparadas com 2019, as atividades relacionadas à administração pública, defesa e seguridade social ainda registraram a maior ocupação do pessoal assalariado das unidades locais no Rio Grande do Norte, com 178.065 pessoas, o que representa 30,7% do pessoal assalariado total nas unidades locais do estado.

Na segunda colocação, representando 18,2% (105.245 pessoas) do pessoal assalariado ocupado do RN em 2020, estão as atividades relacionadas ao comércio, à reparação de veículos automotores e motocicletas. Nesta área, a queda foi de 3,2% em relação ao ano anterior.

Na terceira posição, as atividades administrativas e serviços complementares representam 11,5% do pessoal ocupado assalariado nas unidades locais do Rio Grande do Norte, com um efetivo de 66.474 pessoas. Nesta seção, o aumento foi de 2,2% entre 2019 e 2020.

Salários

Com 579.297 pessoas assalariadas em 2020 nas unidades locais, o Rio Grande do Norte teve uma queda de 2,9% no número de pessoas ocupadas que recebiam salários no período de um ano. Esse foi o pior número desde de 2016, quando o estado tinha registrado 574.670 pessoas. Na pesquisa passada, esse número era de 596.480 pessoas.

A pesquisa também mostra que o salário médio mensal do potiguar é o quarto maior do Nordeste e o sexto menor do Brasil.

Em 2019, o trabalhador assalariado do Rio Grande do Norte ganhava um salário médio mensal de R$ 2.577,63; em 2020, esse valor caiu para R$ 2.511,50, o que representa uma queda de 2,6%. No Nordeste, o estado potiguar fica atrás de Sergipe (2.615), Maranhão (2.553) e Bahia (2.525). Ademais, situa-se também abaixo da média nacional de salários (3.043).

Pior da inflação passou e ciclo de alta de juros está perto do fim, afirma presidente do Banco Central

Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O pior momento da inflação no Brasil já passou, disse nesta segunda-feira (27) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacando que o Brasil está muito perto de finalizar todo o trabalho de elevação de juros para domar a alta de preços.

No Fórum Jurídico de Lisboa, Campos Neto disse que as ferramentas do Banco Central vão frear o processo inflacionário, repetindo que grande parte do trabalho do BC já foi feito.

“O Brasil tem uma memória de inflação muito maior e mecanismos de indexação muito mais vivos, isso denota uma preocupação maior para o Brasil. A gente vê que todos os países estão caminhando, subindo juros, o Brasil já está muito perto de ter feito o trabalho todo, alguns países estão no meio do caminho”, disse.

Há duas semanas, o Banco Central subiu a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, a 13,25% ao ano, e disse que antevê um novo ajuste, de igual ou menor magnitude, na reunião de agosto.

A autoridade monetária não especificou na ocasião se esse seria o último ajuste do agressivo ciclo de aperto monetário iniciado em 2021.

Ao longo dos últimos meses, Campos Neto chegou a fazer algumas previsões de quando seria o pico da inflação no país, mas surpresas nos indicadores fizeram com que as estimativas não se confirmassem.

Nesta segunda, ele indicou que esse momento passou, ponderando que é preciso avaliar medidas em discussão no Congresso para segurar os preços de combustíveis.

“Os últimos dois números [de inflação] acho que foram pela primeira vez dentro da expectativa. A gente acha que o pior momento da inflação no Brasil já passou, temos algumas medidas desenhadas pelo governo que precisamos entender qual será o efeito no processo inflacionário e ainda não está claro”, afirmou.

Em maio, o IPCA desacelerou e veio abaixo do esperado pelo mercado ao registrar uma alta de 0,47%. O IPCA-15, no entanto, voltou a acelerar em junho e ficou em 0,69%, acima do esperado sob o peso do reajuste dos planos de saúde, com a taxa acumulada em 12 meses permanecendo acima de 12%.

No evento, o presidente do BC citou desafios do cenário global para a inflação, ressaltando que um número crescente de países está adotando medidas protecionistas como forma de lidar com a alta de preços de alimentos.

Segundo ele, há uma desconexão nas áreas de alimentos e energia porque os investimentos nesses setores não estão subindo na mesma proporção das altas de preços dos produtos.

Sem mencionar diretamente críticas feitas por políticos à política de preços da Petrobras, Campos Neto disse que o governo tem que lidar com o problema das classes sociais mais baixas “mas a gente não pode desviar das práticas de mercado” porque, segundo ele, é o mercado que produz energia e alimentos.

Campos Neto afirmou que componentes como energia e alimentos contaminam a inflação como um todo. Citando que está havendo uma disseminação da alta desses preços para os componentes menos voláteis da economia no mundo, ele disse que o BC atua “de outra forma” quando a inflação está mais espalhada.

Em relação à atividade, ele afirmou que o Brasil é um dos poucos países que está passando por revisões de crescimento para cima. Para ele, o país provavelmente terá um resultado forte do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, ponderando que a atuação do BC vai gerar uma desaceleração no segundo semestre.

ANS suspende comercialização de 70 planos de saúde

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta segunda-feira uma lista de 70 planos de saúde que foram suspensos por conta de reclamações contra a cobertura assistencial efetuadas no 1º trimestre de 2022.

Ao todo, oito operadoras foram afetadas, entre elas Unimed, Amil, Esmale, entre outros. A proibição de venda começa a valer no dia 30 de junho.

Foram contabilizadas mais de 37,5 mil reclamações entre janeiro e março deste ano, realizadas por meio do Monitoramento da Garantia de Atendimento, um dispositivo da ANS que acompanha o desempenho do setor e atua na proteção dos consumidores.

Segundo a ANS, os planos só podem voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento.

“As reclamações recebidas pela ANS consideradas no Monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial”, explica a agência.

“A partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da comercialização dos planos mais reclamados das operadoras identificadas em risco”, diz o comunicado divulgado nesta segunda.

A lista completa dos planos suspensos e dos que tiveram a comercialização liberada está na nota da ANS.

Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (28)

Começam nesta terça-feira (28) as inscrições para o segundo processo seletivo de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos às vagas que serão oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior deverão ficar atentos porque o prazo é curto, e terminará no dia 1º de julho.

A consulta para as vagas neste segundo processo seletivo teve início no dia 15, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para acessá-lo, clique aqui.

Por meio da consulta, é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições que aderiram ao Sisu.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Exigência

Para participar do Sisu será exigido do candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de julho. A matrícula ou registro acadêmico devem ser feitos de 13 a 18 de julho. Já o prazo para os interessados manifestarem interesse em participar da lista de espera será de 6 a 18 de julho.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem, que, nesta edição, será a de 2021.

Bolsonaro sanciona lei que prevê redução da conta de luz com créditos tributários

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta segunda-feira, 27, em cerimônia reservada no Palácio do Planalto e fora da agenda oficial, um projeto de lei que prevê redução na conta de luz com a devolução de créditos tributários de PIS/Cofins cobrados dos consumidores de forma indevida. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), essa compensação pode deixar a conta de luz até 5,2% mais barata.

“Além de fazer justiça a todos os brasileiros, nós trabalhamos para que a energia no Brasil possa ser mais barata para cada cidadão”, disse o autor da proposta, senador Fábio Garcia (União Brasil-MT), durante a solenidade. O projeto foi aprovado no Congresso em 7 de junho.

Essa medida de compensação já vem sendo adotada desde 2020 pela Aneel nos processos de reajustes tarifários, mas a avaliação é de que a aprovação de um projeto de lei dá mais segurança jurídica para a utilização dos recursos.

Os valores são referentes à cobrança de ICMS na base de cálculo de PIS/Cofins pagos a mais pelos brasileiros nas contas de luz nos últimos anos, reconhecida como indevida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Dos R$ 60 bilhões de créditos gerados com a decisão – referentes às ações judiciais movidas por distribuidoras – R$ 48,3 bilhões já estão habilitados pela Receita Federal, sendo que R$ 12,7 bilhões já foram revertidos.

Correr q ainda da tempo aproveitar as promoções OPERAÇÃO FECHA MÉS Lojas Mare Móveis



São João de Cacimba de Detro na PB foi um verdadeiro e extraordinário sucesso de público e organização.

Recorde de público em Cacimba de Dentro. O nosso São João foi um verdadeiro e extraordinário sucesso de público e organização.

Agradeço aos amigos e a população cacimbense que prestigiaram e abrilhantaram essa grandiosa festa que fez história. Estamos todos de parabéns!
Valeu, Cacimba!

Suplente do Senador de Styvenson Valentim é preso pela PRF

 

O advogado e Ex-Pré-candidato a Prefeito de Touros (RN), Alisson Taveira Rocha Leal, foi preso na manhã desta segunda-feira (27), em São José do Mipibu (RN). Contra ele havia um mandado de prisão em aberto e não cumprido desde o dia 30 de novembro do ano passado, deferido pela Justiça Estadual da Paraíba. O motivo: não pagamento de pensão alimentícia. 

Alisson Taveira Rocha Leal é Primeiro Suplente do Senador Styvenson Valentim (PODEMOS-RN). Contudo, tem pouca proximidade com o Senador. Em 2018, quando foi eleito com o parlamentar, chegou a se envolver em uma polêmica pública e cogitou-se até que ele iria renunciar a candidatura, fato que poderia inviabilizar a participação do próprio Styvenson na campanha. Contudo, isso não aconteceu. 

Em 2020, Alisson Taveira concorreu ao cargo de Prefeito de Touros (RN) pelo PTB, mas foi apontado pela Justiça Eleitoral como “inapto”. 

Preço de carro popular não deve voltar tão cedo ao patamar pré-crise, diz analista

Foto: Reprodução

O mercado automotivo brasileiro continuará com preços elevados enquanto houver a guerra na Ucrânia, falta de componentes e a inflação global. Esta é a avaliação do analista e especialista do setor automotivo, Flavio Padovan.

Em entrevista à CNN Rádio, ele explicou que a situação dos chips semicondutores – utilizados em aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis – “deve durar até o segundo semestre do ano que vem.”

A situação foi agravada com “sucessivos lockdowns na China, e pela situação da Ucrânia e da Rússia, que são produtores de paladium e gás neônio, importantes para a produção.” Ao mesmo tempo, o especialista acredita que a produção do chamado “carro popular” não deve ser retomada tão cedo.

“O que acontece é que com a crise as montadoras acabaram dirigindo a produção para os veículos de maior rentabilidade para minimizar os efeitos da crise, os populares acabaram desaparecendo do mercado”, disse.

Ele afirma que é complicado responder quando a situação poderá se inverter: “Acho difícil no curto e médio prazo, podemos minimizar, voltar a focar em produtos de valor agregado mais baixo, mas enquanto durar a guerra, tivermos inflação global e falta de componentes, é um conjunto que pressiona preços para cima.”

De acordo com Flavio Padovan, o impacto financeiro de toda essa conjuntura é “muito grande” e ainda incalculável para as montadoras brasileiras.

Rafael Motta acredita em reviravolta na chapa de Fátima e ainda espera apoio do PT para senador: “Muita coisa ainda pode acontecer”

Foto: reprodução

O deputado federal Rafael Motta, pré-candidato do PSB ao Senado, ainda espera receber o apoio do PT na disputa eleitoral. Em entrevista ao Jornal de Fato publicada neste fim de semana, o deputado disse que a decisão do PT de apoiar Carlos Eduardo Alves (PDT) para senador ocorreu de maneira “atabalhoada” e que ainda pode sofrer mudanças.

A posição aprovada no encontro tático do PT foi antes da decisão do TSE, baseada no entendimento anterior que era a possibilidade de alianças no campo majoritário. Agora, temos um fato novo. Eu imagino que vai haver uma apreciação, o próprio PT falou que vai se debruçar sobre a decisão do TSE para se pronunciar sobre o assunto. Então, muita coisa ainda pode acontecer”, afirmou o deputado.

Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que partidos não podem ter coligações diferentes para Governo do Estado e Senado. Com isso, o PT terá de decidir se terá PDT ou PSB no palanque da governadora Fátima Bezerra (PT), já que os dois partidos têm pré-candidaturas diferentes ao Senado. Rafael diz que a pré-candidatura segue mantida mesmo após a decisão do TSE.

“Eu acho que a aliança com Carlos Eduardo foi feita de uma forma atabalhoada, com certa pressa, com certa urgência, que não era necessária, inclusive, tenho certeza que não é uma vontade majoritária do PT. A militância do PT não se sente confortável com o que foi feito. A gente respeita, obviamente, mas acreditamos que ainda é possível mudar o que foi encaminhado no encontro do PT, principalmente agora com o fato novo que é a decisão do TSE. E, mais uma vez, volto a dizer que acredito ser possível replicar no Estado a aliança nacional do PT com PSB”, enfatizou Rafael.

Rafael Motta acrescenta que o PSB pode ter um peso significativo para a chapa da governadora Fátima Bezerra. “O PSB tem uma aliança nacional com o PT, com a indicação de Geraldo Alckmin para vice de Lula. Essa aliança pode ser replicada no Rio Grande do Norte. É importante que a gente abranja realmente o arco de aliança, fortalece o projeto de mudar o Brasil. O PSB tem um papel muito importante, o nosso partido, inclusive, soma com questão como o tempo de propaganda no rádio e na televisão, e tudo isso deve ser levado em consideração. O nosso apoio à reeleição da governadora Fátima é incondicional, estamos inseridos nesse projeto, então, a nossa pré-candidatura a senador faz parte desse contexto, dentro da aliança nacional do PT e PSB”, destaca.

Ao Jornal de Fato, o deputado comparou Carlos Eduardo a Rogério Marinho (PL) e disse que os dois têm como característica serem adversários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no plano nacional.

As duas candidaturas tradicionais têm características bem clara. Um representa o bolsonarismo. Quando ele (Rogério Marinho) foi nomeado ministro, já pisou como pré-candidato a senador. Ele trabalhou essa candidatura desde o primeiro momento. É claro que é importante trazer recursos para o nosso estado, mas o ideal é que não seja feito de um tom eleitoreiro como ele fez. Já o outro (Carlos Eduardo) muda de lado conforme a conveniência. Ele estava em Fortaleza (CE) com Ciro Gomes (presidenciável do PDT), onde disse que o palanque de Ciro está garantido no RN através da sua de sua pré-candidatura ao Senado. Eu acho que só quem vence o bolsonarismo é quem nunca foi bolsonarista e quem nunca se rendeu a ele. Desde 2018, quem vem fazendo o enfrentamento ao bolsonarismo em Brasília somos nós como deputado federal. Portanto, do meu ponto de vista, a nossa pré-candidatura não ajuda ao candidato de Bolsonaro no RN; a nossa candidatura atrapalha, realmente, àqueles que prejudicam o trabalhador brasileiro. Acredito que a população quer uma representação coerente, uma representação em defesa dos trabalhadores, e isso o eleitor não encontra em Carlos Eduardo, que é do PDT adversário de Lula, nem em Rogério Marinho, que é o representante do bolsonarismo no estado”, afirma Rafael.