terça-feira, 31 de agosto de 2021

PROCURADORES DO RN ACUSAM MORO DE SER PARCIAL E INTERFERIR NAS ELEIÇÕES DE 2018

O Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró (RN) apresentou uma ação civil pública (ACP) contra a União por danos morais coletivos causados pela atuação do ex-juiz Sérgio Fernando Moro na condução da chamada Operação Lava Jato. A ACP aponta que o magistrado atuou de modo parcial, demonstrando interesse em influenciar as eleições para a presidência em 2018, após a qual foi nomeado ministro da Justiça. Aponta também que a operação desenvolvida em Curitiba, influenciou de modo inconstitucional o processo de impeachment de 2016.

Os autores da ACP, que são os procuradores da República Emanuel Ferreira e Camões Boaventura, ressaltam que, enquanto juiz federal, Sérgio Moro apresentou conduta que revela “sistemática atuação em violação à necessária separação entre as funções de julgar e investigar” e praticou reiteradas ofensas contra o regime democrático.

Os autores requerem que a União promova a educação cívica para a democracia no âmbito das Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAN) e da Escola Nacional do Ministério Público (ESMPU), a fim de prevenir que agentes do sistema de justiça atuem em prol de novos retrocessos constitucionais. O objetivo é incentivar “a promoção de cursos, pesquisas, congressos, conferências, seminários, palestras, encontros e outros eventos técnicos, científicos e culturais periódicos com magistrados e membros do Ministério Público abordando os temas da democracia militante, erosão constitucional e democrática e das novas formas de autoritarismo de tipo fascista e populista, a fim de qualificar os respectivos profissionais nas novas tarefas a serem desempenhadas em prol da proteção do regime democrático e em respeito ao sistema acusatório”.

A ACP tramita na 10a Vara da Justiça Federal no RN, em Mossoró, sob o número 0801513-73.2021.4.05.8401.

Nenhum comentário:

Postar um comentário