Quando o brasileiro acordar neste domingo (28), poderá olhar para o céu e se orgulhar . Mesmo sem conseguir ver, é lá que estará o primeiro satélite fabricado no país: o “ Amazônia-1 ”. O lançamento está marcado para a madrugada – 01h54 (horário de Brasília) – direto da Agência Espacial em Sriharikota, na Índia.
O “Amazônia-1” é um marco. E o nome não é por acaso. Trata-se do primeiro satélite de mapeamento projetado e construído no Brasil . O lançamento é parte da Missão Amazônia que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai monitorar áreas desmatadas, agrícolas, além de desastres ambientais.
A Agência Espacial Brasileira já participou de outros lançamentos anteriores, mas sempre em parceria com outros países. Nos últimos anos, a China foi o maior parceiro brasileiro na sua expansão espacial. É o que explica Lucas Fonseca, engenheiro aeroespacial formado na Universidade de Supaero, na França : “É a chamada família CBERS – programa de cooperação técnológica Sino-Brasileiro. E, atualmente, temos dois deles voando, por isso o Amazônia-1 é um satélite complementar aos que já estão no espaço”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário