sexta-feira, 22 de maio de 2020

“SE A PANDEMIA SEGUIR CRESCENDO EM JUNHO, ADIAR ELEIÇÕES SERÁ INEVITÁVEL” DIZ BARROSO

A imagem pode conter: 1 pessoa

A menos de uma semana da sua posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso afirma, em entrevista exclusiva à CNN, que descartar o adiamento das eleições municipais de 2020 no atual contexto da pandemia do novo coronavírus seria "negar a realidade". A decisão deverá ser tomada até o final de junho.
.
"Não trabalhar com essa possibilidade é negar a realidade, mas nós conviemos que meados de junho vai ser o momento de se bater o martelo sobre a avaliação da necessidade ou não do adiamento das eleições". De acordo com o ministro, o critério será a curva de contaminação pela Covid-19. Se o país ainda estiver com novos casos da doença em alta, "o adiamento vai se importar como uma inevitabilidade".
.
O adiamento das eleições preocupa especialistas em direito eleitoral em razão do apertado calendário do pleito brasileiro. Os prefeitos das mais de 5 mil cidades brasileiras têm mandatos que se encerram em 31 de dezembro e a prorrogação de mandatos é considerada uma saída difícil. O ministro Barroso diz não considerar essa opção. "Nós prorrogaríamos pelo prazo mínimo inevitável"

Nenhum comentário:

Postar um comentário