Nesta sexta-feira (17), o Conselho da Conmebol realizou uma reunião por videoconferência para decidir o futuro das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 e da Copa Libertadores da América. Com isso, foram tomadas uma série de medidas importantes, que dependerá do retorno do futebol nos dez países que formam o continente e à reabertura das fronteiras.
Confira as decisões tomadas pela entidade:
- Manteve o formato das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em 2022, com 18 rodadas sendo disputadas em pontos corridos. A ideia é começar entre 4 a 8 de setembro; inicialmente, as duas primeiras rodadas seriam em março.
- Encerrar a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana de 2020 no campo.
- Confirmar novamente a disputa da Copa América nos meses de junho e julho de 2021, na Argentina e na Colômbia.
Veja a nota oficial publicada pela Conmebol:
“A CONMEBOL celebrou hoje uma reunião por videoconferência com os membros do Conselho e presidentes das distintas Associações Membro, com o objetivo de analisar e realizar seguimento do impacto que a Covid-19 está gerando no desenvolvimento do futebol continental.
Todos os participantes da reunião concordaram que até o dia de hoje a prioridade continua sendo preservar a saúde da grande família do futebol sul-americano e, portanto, dadas as recomendações atuais de organizações internacionais no campo da saúde pública, bem como as indicações de autoridades sanitárias de cada um dos países das Associações Membro, ainda não foi definida uma data para a retomada da CONMEBOL Sul-Americana e da CONMEBOL Libertadores 2020. Na reunião também foi destacada a determinação da Confederação de finalizar esta edição 2020 de ambos os torneios.
Quanto às Eliminatórias FIFA para o Mundial Catar 2022, é uma competição da FIFA e, portanto, cabe a mais alta entidade do futebol mundial estabelecer a data de celebração dessa competição classificatória. Até o momento, a data fixada por este organismo para sua celebração é de 4 a 8 de setembro de 2020, no formato previamente estabelecido.
Os membros do Conselho, juntamente com o Presidente Alejandro Domínguez, confirmaram novamente a celebração da próxima edição da CONMEBOL Copa América em junho e julho de 2021, conforme anunciado pela Confederação nas últimas semanas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário