segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Rede Sismográfica Brasileira detecta tremores de teste nuclear da Coreia do Norte

(Foto: Jung Yeon-Je / AFP Photo)
Os tremores gerados pelo teste nuclear realizado pela Coreia do Norte neste domingo foram detectados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR). Em comunicado, o centro de sismologia informou que as vibrações foram mais fortes do que em 9 setembro, quando o país realizou outro experimento semelhante. A magnitude do tremor de hoje foi de 6,2 na escala Richter. A ação da Coreia do Norte elevou a tensão de países do mundo inteiro.
Na tarde deste domingo (horário local), o governo da Coreia do Norte confirmou que realizou com sucesso o teste de uma bomba de hidrogênio mais avançada, carregada em um míssil de longo alcance. A informação foi transmitida por uma emissora estatal, que disse ainda que o teste foi ordenado pelo líder do país, Kim Jong Un.
O anúncio foi feito horas depois de autoridades da Coreia do Sul e do Japão terem detectado atividade sísmica incomum na base de testes nucleares da Coreia do Norte. Mais tarde, o serviço de geologia dos Estados Unidos confirmou tremor de magnitude 6,3 sentido no país asiático após o teste. Este foi o sexto teste nuclear realizado pelo governo norte-coreano.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, foi detectado o tremor de 6,2 na escala Richter. O valor é muito superior ao identificado no último teste realizado pelo país no ano passado. “A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) detectou a explosão nuclear realizada hoje (03/09) às 00h:30min:01s (Hora de Brasília). A magnitude determinada pela RSBR foi de 6,2 na escala Richter. Esta detonação provocou vibrações ~10 vezes mais fortes nas estações da rede comparadas às de 09/09/2016 que teve magnitude de 5,2, como se observa nos sismogramas abaixo de cinco estações da rede”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário