quarta-feira, 10 de maio de 2017

6 LUGARES ABANDONADOS DE NATAL QUE DÃO PENA DE VER

Pinheiros da Via da Costeira

Este era um antigo clube de uso coletivo de Natal chamado de Vale das Cascatas, criado após a construção da Via Costeira (na época Avenida Beira Mar) de Natal em 1985.
O clube era uma boa atração potiguar. Tinha piscinas, tobogãs, restaurante, banheiros, e provavelmente está na lembrança de muitos moradores da cidade.
Em 2014 a estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, Érica Mendes, criou um projeto de monografia para restauração do local, mantendo a área arborizada.
O Governo do Estado apoiou a ideia, e o projeto está em andamento pelo IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente).

Presépio de Candelária

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)
Este prédio se chama Presépio de Candelária. A construção é a mais antiga obra de Oscar Niemeyer na capital potiguar, e está abandonada desde que foi inaugurada, em 2006.
Em 2013 a então governadora Rosalba Ciarlini anunciou que ele seria transformado em Centro Cultural do Banco do Brasil, mas um ano depois, a assessoria de imprensa do Banco do Brasil afirmou que não havia nenhuma previsão de expansão dos Centros Culturais Banco do Brasil em outras cidades, e a revitalização do local não passou de promessa.

Teatro Sandoval Wanderley

O Teatro Municipal Sandoval Wanderley é um pequeno teatro de arena da cidade de Natal. Ele fica na Avenida Presidente Bandeira, no bairro do Alecrim.
Ele foi o segundo tratro a ser construído em Natal, foi no ano de 1962 (o primeiro foi o Teatro Alberto Maranhão, em 1904), e foi palco de muitas apresentações bacanas para crianças e adultos nos anos 90.
O teatro ficou abandonado durante muitos anos, e em 2009 foi interditado por tempo indeterminado pelo Corpo de Bombeiros e Ministério Público por falta de saídas de emergência e acessibilidade.
Em Março de 2017 um empresário paulista anunciou que deseja compra-lo para a construção de um grande shopping no local.

Hotel Reis Magos

O imenso Hotel Internacional dos Reis Magos é um hotel localizado na Praia do Meio, em Natal, que foi inaugurado em 7 de setembro de 1965, com direito a Orquestra de Frevos e tudo mais.
O hotel, que viveu seu auge nos anos 80, foi o primeiro empreendimento turístico de alto padrão do Rio Grande do Norte, e por isso considerado um símbolo do turismo potiguar.
Ao longo do anos ele já foi administrado por várias empresas, ficando mais de 10 anos sem investimentos e acumulando altas dívidas.
Sua revitalização sempre foi vista como de grande impulso ao desenvolvimento turístico da Praia do Meio, porém em 31 de Janeiro de 2017 o MPF (Ministerio Publico Federal) foi favoravel a sua demolição.

Ponte de Igapó

A Ponte de Igapó, localizada no bairro de Igapó, Zona Norte de Natal, era antigamente chamada de Ponte de Ferro.
Ela levou 3 anos para ser construída, sendo inaugurada em 1916. A ponte é considerada a primeira grande obra de Natal, sua função era permitir a passagem de trens, facilitando o transporte entre a Capital e o interior do Rio Grande do Norte, que até então só era possível através de barco.
Embora seja uma estrutura histórica, a obra foi abandonada pelas autoridades, e hoje mais parece um simples amontoado de ferro totalmente enferrujado.

Fortaleza dos Reis Magos

A história chora diante deste descaso. Este enorme patrimônio, talvez o mais importante de toda a história do Rio Grande do Norte, que foi erguido pelos portugueses em 1598 e usado para defender nossa costa de vários ataques de estrangeiros na 1ª Guerra, está praticamente entregue ao abandono há anos.
O marco do começo da cidade do Natal hoje está com infiltrações, ferrugens, mofo, partes quebradas, lodo, entulhos, e vários outros problemas, como mostra esta matéria da Tribuna do Norte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário