domingo, 28 de agosto de 2016

Uma boa essa! População de baixa renda do RN terá acesso a transporte gratuito

Até o final deste ano, a população de baixa renda de dez municípios da Região Metropolitana de Natal terá um serviço de transporte gratuito para a capital potiguar. Trata-se do Programa 

Transporte Cidadão, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), que será lançado oficialmente nesta próxima segunda-feira (29), na Escola de Governo. A ideia do projeto é dar acesso para a população carente moradora de municípios vizinhos à Natal a serviços públicos considerados essenciais, geralmente presentes somente na capital.

É o caso do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Hospital Giselda Trigueiro, a Liga Norte-riograndense Contra do Câncer, a Maternidade Januário Cicco e o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), além da Central do Cidadão. Os beneficiários serão transportados em ônibus em linhas circulares e cada instituição pública dessa será uma parada.

Ao todo, o Transporte Cidadão terá uma frota de oito ônibus, sendo um para cada uma das rotas, divididas entre: Ceará-mirim e Natal; Maxaranguape, Extremoz e Natal; Macaíba e Natal; Goianinha, São José de Mipibu e Natal; Monte Alegre e Natal; Ielmo Marinho, Macaíba e Natal; Vera Cruz e Natal; e, por fim, São Gonçalo do Amarante e Natal. As viagens serão feitas de segunda a sexta-feira, tendo início às 6h e voltando ao ponto de origem às 17h.

O projeto foi criado pela própria Sethas, sendo a própria secretária titular da pasta, Julianne Faria, uma das idealizadoras. “Foi idealizado para se dar uma boa utilização aos Restaurantes Populares. Fizemos um estudo e vimos que 29% da população de baixa renda não tem como vir para Natal, então pensamos no Programa Transporte Cidadão. Temos um público definido e funcionará na Grande Natal”, declarou a secretária. Ela afirmou também que futuramente o projeto deverá ser estendido para outras cidades.

Apesar de o lançamento estar programado para ser feito nesta próxima segunda-feira, com a presença dos prefeitos das cidades atendidas e dos gestores dos órgãos que servirão como paradas, o programa ainda terá duas licitações lançadas neste mesmo dia: uma para a contratação da empresa que fornecerá os ônibus – que deverão ser novos e adaptados para o público com necessidades especiais – e outra para definir quem vai gerir o sistema de cadastro dos beneficiários.

A Sethas ainda deixa claro que não haverá concorrência para as empresas permissionárias do transporte público urbano ou intermunicipal. O serviço será ofertado gratuitamente para as pessoas comprovadamente desempregadas cadastradas no O Sistema Nacional de Emprego do Rio Grande do Norte (Sine-RN), gestantes, portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes, portadores de doenças crônicas e acompanhantes, idosos a partir de 60 anos e beneficiários do Bolsa Família.

Todos serão cadastrados na Central do Cidadão e a proposta, segundo a Sethas, cada beneficiário receberá um cartão magnético que funcionará como o utilizado pelas empresas de transporte coletivo atualmente, para liberar a roleta dos veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário