terça-feira, 27 de outubro de 2020

Hospital Universitário Ana Bezerra desenvolve novo projeto de extensão

O acompanhante é a pessoa que se dispõe a prestar apoio e atenção ao usuário em internação hospitalar. Apresenta-se como um elo entre o usuário, a família e a equipe de profissionais envolvidos na assistência. O acompanhante deve ser a pessoa de escolha e confiança do(a) usuário(a). A atuação do acompanhante é fundamental para proporcionar a ampliação do conhecimento em relação à saúde integralizada ao ambiente de acolhida, segurança e humanização, quanto à satisfação e recuperação do seu ente no ambiente hospitalar.

No HUAB os/as acompanhantes têm atuação relevante junto às mulheres, crianças atendidas e aos profissionais de saúde no que se refere a corresponsabilidade do cuidado. Portanto, é essencial o desenvolvimento de atividades socioeducativas junto a esse público para o alcance de melhorias na qualidade dos atendimentos aos mesmos, uma vez que estão presentes nos diversos cenários da instituição.

Desde sua implantação no ano de 2018, o Projeto Café com o Acompanhante vem desafiando metodologias e processos de ensino em serviço, priorizando a democratização de conhecimentos e estreitando vínculos através de práticas colaborativas, integralizadas a promoção e prevenção da saúde, humanizadas e interdisciplinares em um movimento de construção e fortalecimento da interprofissionalidade.

O projeto adentra a esfera do ensino e pesquisa levando para além dos muros do hospital a experiência vivenciada pelos atores envolvidos: residentes, profissionais e famílias, nos espaços participativos constituídos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Divulgações Científicas, Exposições, Seminários, Simpósios e demais ambientes legitimados pelo público em geral e comunidade universitária do estado, motivados pela UFRN.

Assim, com o desenvolvimento das atividades do projeto busca-se colaborar com a missão da instituição na implementação de serviços de saúde indissociáveis de práticas humanizadas. Tais práticas consideram a saúde como prioridade para garantir os direitos dos usuários e estimular a participação dos usuários acompanhantes enquanto atores do Sistema Único de Saúde (SUS). Visa proporcionar mudanças na cultura da atenção aos usuários e da gestão dos processos de trabalho. Além disso, os profissionais realizam seu trabalho de modo digno, atuando como co-gestores no processo de trabalho.

Abaixo link de apresentação do Projeto e de alusão ao Outubro Rosa:
- Apresentação do Projeto “Café com o/a Acompanhante”:
https://www.youtube.com/watch?v=_3t9RMmzJPM&t=7s

Nenhum comentário:

Postar um comentário